XVI Feira Laica
Dezasseis edições depois, a maior feira de edição independente do país regressa à sua mais regular casa de acolhimento, para dois dias de comércio cultural justo, convívio e música.
Destaca-se, nesta edição, os concertos (alinhamento em baixo); as actividades para os mais pequenos, com a Mini-Laica (oportunidade para os mais pequenos trocarem aquilo que já não querem) e histórias contadas; a tradicional banca da segunda mão (livros e discos); o mural “A ciência é minha mãe”, na sala de exposições da Bedeteca com os seguintes artistas já confirmados: José Feitor, André Lemos, Teresa Amaral, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Carneiro, Lucas Almeida e Nevada Hill e dois workshops, um de Escrita Criativa ministrado por Rafael Dionísio e um de tipografia assegurado pela Oficina do Cego.
Alinhamento de actividades:
Bancas de editores independentes: A Estante, Ana Oliveira, projecto Apupópapa, Associação Chili Com Carne, Averno, zine B74, Blam Blam + Toys Are Evil, Contraprova, grupo Entropia, discos F.Leote + Ana Menezes, Os Gajos da Mula, Imprensa Canalha, Mike Goes West, MMMNNNRRRG, Narcolepsia, autor Nevada Hill (EUA), Noori, Oficina do Cego, Opuntia Books, Pedro Gonçalves, Pedranocharco, Quarto de Jade, Raging Planet, Reject’zine, Ruru Comix+ Latrina do Chifrudo, Thisco,…
– Comboio da Noite (Mike Goes West), serigrafia de Jakob Klemencic
– Destruição ou bandas desenhadas de como foi horrível viver entre 2000 e 2010 (Chili Com Carne), antologia de bd
– Mass #3, zine de Nevada Hill
– O Pénis Assassino (MMMNNNRRRG, 2ª edição), livro de bd de Janus
– Putan Club (Mike Goes West), serigrafia de Igor Hofbauer
– A Segunda Vida de Djon de Nha Bia (Chili Com Carne), romance de Nuno Rebocho
– serigrafia de João Chambel (Mike Goes West)
– To A stranger (Opuntia Books), graphzine de Tommi Musturi
Workshops
Atelier de Escrita Criativa
Exercícios de Escrita Automática. Intersecção de Campos Semânticos. Exercícios de Listagens. A libertação da palavra: espacialização e visualismo do texto. Duas horas ministradas por Rafael Dionísio
Atelier de tipografia
Brevíssima introdução aos processos de composição e impressão tipográfica de caracteres móveis.
Atelier prático: seguindo algumas instruções básicas, os inscritos poderão manusear e utilizar os materiais disponíveis para compor e imprimir, numa prensa minerva, pequenos fragmentos de texto em formato postal. Duração 2/3 horas
Inscrições através do site da Bedeteca
Mural
“A ciência é minha mãe” (resposta gráfica à recente criação de vida em laboratório) nas paredes da sala de exposições da Bedeteca, por vários artistas.
Concertos:
Sábado:
Filipe Felizardo apresenta-se como Ovoo + Rudolfo nos jardins da Bedeteca de Lisboa, durante a tarde;
Nevada Hill (violino + electrónica) com Pedro Sousa (saxofone), Nuno Moita (electrónicas) e Gabriel Ferrandini (bateria + percussão) na loja Trem Azul às 22h.
Domingo:
Filho da Mãe + Nevada Hill (violino + electrónica) com R- (electrónicas), Travassos (electrónicas) e Manuel Gião (guitarra) nos jardins da Bedeteca durante a tarde.
Extra-Feira
No dia 26, Sábado, às 22h, inaugura na Trem Azul uma exposição de desenhos do artista norte-americano Nevada Hill, que também dará um concerto com vários músicos portugueses. Eis a formação dessa noite: Nevada Hill (violino + electrónica), Pedro Sousa (saxofone), Nuno Moita (electrónicas) e Gabriel Ferrandini (bateria + percussão).
…
Nevada Hill é uma artista do Texas (EUA), terra de contra-sensos, por um lado é repressiva e conservadora com a família Bush à cabeça mas por outro lado já nos ofereceu os músicos mais fritos de sempre como 13th Floor Elevators, Red Krayola, Butthole Surfers e Fuckemos… Nevada faz parte desta tradição de malta alucinada e virá visitar-nos a Lisboa!
Como músico integra-se nos Zanzinbar Snails, grupo de músicos e não-músicos interessados no Graal da Improv e na Experiência da auto-indução Drone. Com vários discos editados, também tem realizado outros projectos mais intimistas e fantasmagóricos como D&N, em que sons das tempestades texanas se fazem ouvir com guitarra calminha e objectos concretos de um rancho de filmes de cowboys.
Faz também bd e ilustração, usando a serigrafia e os zines como veículos DIY de divulgação. O seu zine Mass terá um terceiro número a sair em Lisboa! Recentemente participou nas antologias Excessive Force : Police everywhere, Justice Nowhere (Last Hours, 2009) e MASSIVE (Chili Com Carne, 2010), a primeira é inglesa onde publica uma bd sobre um desagradável encontro com a polícia, a segunda editada em Portugal participa com um desenho.
Estará em Lisboa na Feira Laica, a acontecer entre 26 e 27 de Junho na Bedeteca de Lisboa.
nevadahill.com
…
APOIOS
Robiallac
www.robbialac.pt
Trem Azul
www.tremazul.com
Mais informações em www.feiralaica.com
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.