Winter Survival: será possível sobreviver a uma falsa partida?
Partimos à aventura em Winter Survival com grandes expetativas, mas o Central Comics teve alguma dificuldade em sobreviver à experiência.
Sinopse de Winter Survival
Mergulha na derradeira experiência de sobrevivência e tenta resistir o tempo suficiente até que o auxílio chegue. Até lá, terás de lidar com um sistema de sanidade ímpar que eleva o género a outro nível.
Desenvolvido pela DRAGO Entertainment e distribuído pelos mesmos estúdios em parceria com a HeartBeat Games, Winter Survival está disponível desde 6 de março.
Análise TLDR de Winter Survival
Os teasers e os trailers de gameplay de Winter Survival deram muito que falar e deixaram a comunidade de fãs de jogos de sobrevivência com água na boca. Porém, devo admitir que, devido a experiências recentes, não me deixei levar pela onda de entusiasmo, embora tivesse expetativas elevadas para este título. Infelizmente, penso que o meu ceticismo se confirmou.
Com gráficos lindíssimos e um conceito atraente, Winter Survival não só está muito incompleto, como falha em aspetos-chave e, mesmo sem ser um jogo horrível, desapontou-me.
História de Winter Survival
Winter Survival tem vários modos de jogo (nem todos disponíveis, para já), sendo que o modo infinito nos desafia a sobreviver sem um objetivo em concreto, e o modo de história nos oferece uma narrativa que dá contexto à nossa aventura: após partirmos numa viagem de aventura com dois amigos, algo corre mal e acabamos retidos num inferno gelado, onde temos de fazer tudo ao nosso alcance, incluindo manter a sanidade mental, para sobreviver até encontrarmos ajuda, ou que esta nos seja enviada.
Jogabilidade de Winter Survival
O conceito de Winter Survival não foge muito ao normal no género de sobrevivência, mas, da mesma forma que todos ficam curiosos quando a Sydney Sweeney aparece com um vestido novo a promover Madame Web (apesar de saberem exatamente para onde querem realmente olhar), também o jogo acena com um sistema de sanidade que promete inovar, mas acabou por não me convencer. Além de todos os aspetos típicos do género, desde controlar a fome e a sede até recolher materiais e fabricar ferramentas, o aspeto da sanidade não é propriamente original (p. ex. Green Hell), sendo que aqui ganha contornos próprios, ao ser agravado por consequências físicas que geram traumas divididos pelos dois hemisférios cerebrais e têm efeitos concretos na jogabilidade, incluindo desvantagens a caçar e até alucinações.
Quanto ao resto do jogo, considero que existem falhas demasiado graves para serem ignoradas. Comecemos pelas dicas num cenário de interação limitada: na minha opinião, os jogos de sobrevivência e sandbox dependem inteiramente do nível de imersão que conseguem proporcionar — dicas num cenário em que não podemos interagir com tudo e nos que nos guiam por onde temos de ir, eliminam qualquer tipo de imersão e aborrecem-me profundamente. Avancemos para o resto: além de todas as mecânicas estarem todas pouco polidas e a IA ser completamente absurda, há bugs que importunam a experiência constantemente.
Gráficos e som de Winter Survival
Os gráficos e os sons de Winter Survival são lindíssimos. Há uma ou duas falhas, mas, no geral, apresentam um excelente nível e são a razão para tanto hype em torno do título.
Postas de pescada e um par de botas
Já o disse e repito: gráficos e som não tornam um jogo bom. De facto, para mim, são secundários, mesmo que sejam de alta qualidade, como neste caso. Em todos os outros campos, Winter Survival apresenta um nível bem abaixo das minhas expetativas e do que se pode encontrar dentro do género.
+++
Gráficos e atmosfera.
—
Problemas gerais na jogabilidade, IA, bugs e conteúdo muito incompleto.
Classificação: 4,5/10
Enquanto fã de jogos de sobrevivência e já com muitas horas deste género na ponta dos dedos, não posso recomendar Winter Survival sabendo que existem títulos bem superiores, exceto se forem fãs intransigentes do género e queiram complementar a vossa biblioteca com um título que deu muito que falar, nem sempre pelas melhores razões.
Winter Survival está disponível no Steam por 24,99 €.
Para terminar, fica a dica indispensável: não se deixem enganar pelas dicas do jogo na vida real — geralmente, quando nos deparamos com uma pedra com uma mancha amarela, não quer dizer que a temos de escalar, quer apenas dizer que alguém fez ali xixi.
Plataforma testada: PC
Gameplay de Winter Survival:
Trailer de Winter Survival:
Gamer inveterado que não dispensa uma boa série e nunca diz ‘não’ a uma sessão de cinema… Com pipocas, se faz favor!