“Viana”: Daniela Melchior em animação nacional
Daniela Melchior empresta a sua voz a Ana, a protagonista de Viana, A Lenda dos Corações de Ouro. Aventura, romance, humor, fantasia e muita música são os principais ingredientes desta narrativa que procura ainda homenagear a devoção e força das mulheres de toda a região norte de Portugal.
“E assim nasceu a Ana.
A Ana vai ser a primeira princesa Portuguesa de sempre e o Viana será a primeira e maior co-produção 3D de animação alguma vez feita em Portugal! Estou tão mas tão orgulhosa deste projeto! Mal posso esperar por poder partilhar mais convosco!”
O anúncio é de Daniela Melchior, a actriz portuguesa que por estes dias está nas salas de cinema em filmes como Velocidade Furiosa X e Guardiões da Galáxia Volume 3.
Viana, A Lenda dos Corações de Ouro é um filme de animação realizado por Rodrigo Carvalho que também escreveu o argumento com João Ramos e Henrique Silva.
A história remete para o norte de um Portugal medieval, onde a bela Ana apaixona-se pelo pobre artesão Thomas. A história de um amor impossível, por causa do pai dela que exige que os pretendentes da sua filha apresentem uma joia como prova de nobreza.
Mas o jovem casal recusa-se a desistir. Com a ajuda dos fiéis companheiros, da generosidade das mulheres da cidade e do talento de um misterioso joalheiro, Ana e Thomas enfrentarão muitos desafios por amor, incluindo o poderoso e malvado duque de Aragão.
Daniela Melchior empresta a voz a Ana na versão em inglês e na versão falada em português.
Ana é a corajosa, irreverente e destemida Princesa do Reino e filha de Don Florentin, o governador da cidade que ainda sofre da morte da esposa. Ana anda acompanhada da sua emprega Ofélia, pelos seus quatro pombos de estimação e por Pogo, o podengo português.
Thomas é um jovem e talentoso artesão, que fabrica guitarras, e conta com a ajuda do seu amigo de infância, o Capitão Bartolomeu.
Aziz é o hábil ourives que domina a arte da filigrana.
O homem de coração frio e grande vilão da história é o Duque de Aragão, um dos muitos pretendentes ao coração de Ana, que anda acompanhado pela enorme águia real Maquiavelli.
Trata-se da maior co-produção de animação 3D alguma vez feita em Portugal que recupera o poder intemporal das grandes histórias de amor.
Muito do que se passa nesta história é inspirado na força das gentes de Viana do Castelo, das lendas e das tradições da cidade fundada no século XIII.
‘Eu vi a Ana do Castelo‘
Reza a lenda que a origem do nome da cidade remonta a uma história de amor entre uma bela jovem chamada Ana que vivia num castelo e um jovem que se apaixonou por ela. Cada vez que ele a espiava em sua janela, ele declarava:
‘Vi a Ana do castelo!‘ (‘Eu vi a Ana do Castelo’)
E foi assim que as pessoas começaram a chamar o lugar de ‘Viana do Castelo’.
Viana, A Lenda dos Corações de Ouro é um filme de animação produzido pela nascida na Madeira Watermelon Production, e com estreia nos cinemas prevista para o final de 2024.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.