VHS: terá um tesouro cheio de pó?
(Se nasceu neste século, saiba que antes das plataformas de streaming ou dos blurays e dvd’s, existiram as cassetes de video, em formato VHS e Beta, que nos permitia ver os filmes preferidos).
Está na hora de remexer a caixa com cassetes de vídeo VHS, esquecida no sótão, pois pode ter conteúdo valioso. Não se trata apenas do valor que atribui por ter assistido vezes sem contas ao filme em VHS, mas porque, alguns títulos estão a ser vendidos por muitos dólares.
Depois da febre dos discos em vinil, começa a existir nostalgia em torno de algumas edições de cassetes de vídeo VHS.
Em 2020 foi noticiada a venda de uma edição VHS d’A Pequena Sereia, o clássico de animação da Disney, por 300 dólares.
Não é uma edição normal, mas uma versão específica VHS d’ A Pequena Sereia que possui um erro na arte da capa. A capa original mostra Ariel sentada numa pedra com o príncipe Eric, com o seu pai e Úrsula ao fundo, e os seus amigos Sebastião, a lagosta, e Linguado, o peixe, em primeiro plano.
Ao fundo, situado entre Tritão e Úrsula, está um castelo dourado com altas torres cilíndricas. É aqui que a arte da capa interessante é encontrada! Tratou-se de uma piada interna, que implicou mudar a arte da capa. A capa “banida” encontrou clientes e vendedores em páginas como EBay.
Entretanto, chegam notícias que cassetes VHS de Rocky, Rocky II e Rocky III, protagonizados por Sylvester Stallone, renderam 53 750 dólares em leilão no passado mês de fevereiro. Tratou-se de uma venda do Heritage Auctions em Dallas, no Texas, que assinalou o regresso em grande das cassetes de vídeo VHS.
Numa outra venda, uma primeira edição em VHS, ainda selada, d’ Os Salteadores da Arca Perdida terá custado 20 mil dólares ao coleccionador Rare and Sealed.
No final do ano passado surgiram relatos que uma cassete VHS de Regresso ao Futuro rendeu 75 mil dólares em leilão!
Numa outra venda de caridade, uma cópia VHS selada de Nukie – O Primeiro Encontro rendeu 80 mil dólares. Este clássico filme, tão mau, tornou-se mais um exemplo de culto entre os fãs e a venda solidária aconteceu depois de 104 exemplares de VHS terem sido destruídos, para assim ser aumentado o valor da raridade. O dinheiro do leilão foi doado ao St. Jude Children’s Research Hospital em Memphis e à Wisconsin Humane Society.
Mike Stoklasa da Red Letter Media, comentou o momento: “Temos orgulho de dizer que poderíamos muito bem ser os proprietários da maior coleção mundial de fitas VHS Nukie. Como proprietários de milhares de fitas VHS ruins, ficamos curiosos para aprofundar esta tendência.”
Nukie – O Primeiro Encontro permanece afastado das plataformas de streaming.
Em Portugal, também existe quem procure raridades de géneros cinematográfico apenas existentes em VHS como José Santiago, do ciclo Passos no Escuro.
Agora, que já está a pensar procurar a caixa esquecida, saiba que para obter elevadas somas, convém ser proprietário de uma fita rara, com embalagem selada ou em condições irrepreensíveis. No caso dos leilões referidos, os filmes são enviados de modoa serem classificados profissionalmente através de avaliadores externos que determinam a qualidade, autenticidade e condição da fita.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.
Deve ter sido há uns 15 anos que deitei para a reciclagem uma série de casettes vhs e áudio originais. E alguns dos filmes estavam quase novos, vistos apenas um par de vezes. Enfim. Ninguém prevê o futuro, e como precisava de espaço e já não tinha leitor acabei jogando fora.