Vendas de Eletrónica de Consumo Atingirão 977 Mil Milhões de Dólares em 2025
Após vendas recorde durante a pandemia, o mercado de eletrónica de consumo tem enfrentado três anos desafiantes, à medida que a inflação e as perspetivas económicas negativas reduziram os orçamentos dos consumidores e alteraram os seus hábitos de consumo. Este cenário de baixa procura causou uma queda significativa nas receitas, afastando o mercado dos níveis pré-pandemia. Embora se espere uma recuperação em 2025, as previsões para o mercado são menos otimistas do que antes.
De acordo com dados apresentados pelo Stocklytics.com, as vendas globais de eletrónica de consumo deverão atingir os 977 mil milhões de dólares em 2025, ou seja, 100 mil milhões a menos do que as previsões anteriores.
Taxa de Crescimento Anual Esperada Cai para 2,9%
As vendas globais de eletrónica de consumo têm oscilado, com consumidores em todo o mundo a ajustar os seus orçamentos e a priorizar gastos em necessidades básicas, devido ao aumento dos custos e à inflação. Após uma ligeira recuperação em 2023, as vendas globais de smartphones, PCs, equipamento de jogos que podem aceder ao Mostbet Portugal entre outros, e outros dispositivos deverão cair 6 mil milhões de dólares, ou seja, 0,6% em 2024, seguindo uma queda acentuada de 4,3% em 2022.
Embora 2025 seja visto como o ano da tão aguardada recuperação, a mais recente sondagem da Statista Market Insights revela uma previsão menos otimista do que há poucos meses. Segundo as previsões da Statista de março, as vendas globais de eletrónica de consumo deveriam atingir 1,04 biliões de dólares este ano, mas esse valor foi reduzido em 8% para 949 mil milhões de dólares. As previsões para 2025 mostram uma queda semelhante, com a receita de vendas a descer de 1,07 biliões de dólares para 977 mil milhões, conforme os dados de julho.
A diferença de receita entre as duas previsões da Statista torna-se ainda maior nos próximos quatro anos, crescendo para 112 mil milhões de dólares. Segundo os dados mais recentes, as vendas globais de eletrónica de consumo atingirão 1,06 biliões de dólares em 2028, abaixo dos 1,17 biliões previstos anteriormente.
A taxa de crescimento anual também sofrerá um declínio. Enquanto os dados anteriores indicavam que a taxa de crescimento anual no setor da eletrónica de consumo rondaria os 3% nos próximos anos, esse valor foi agora ajustado para entre 2,8% e 2,9%.
Dispositivos Periféricos de TV, Equipamento de Jogos e Vendas de Smartphones a Impulsionar a Receita de Vendas
Embora a Statista tenha ajustado as suas previsões gerais de receita para o setor da eletrónica de consumo, a distribuição da receita por tipo de dispositivo manteve-se inalterada. A Statista espera que as vendas de smartphones e de equipamento de jogos impulsionem o crescimento das receitas em 2025, ajudando o mercado a recuperar após a queda de 2024.
As estatísticas indicam que o gasto global com smartphones crescerá 3,6%, atingindo 504 mil milhões de dólares em 2025, face aos 486 mil milhões deste ano. O segmento de equipamento de jogos verá um crescimento idêntico, com as receitas a subir 3,6% de ano para ano, alcançando 35,3 mil milhões de dólares em 2025. No entanto, isso representa apenas metade da taxa de crescimento esperada no segmento de dispositivos periféricos de TV. A Statista prevê que os consumidores de todo o mundo gastem quase 13 mil milhões de dólares em dispositivos de streaming, como boxes de TV inteligente, sticks de streaming e leitores de vídeo, ou seja, 7,8% mais do que este ano, o maior aumento de todos os segmentos de mercado.
Computadores, drones, TV, rádio e multimédia verão taxas de crescimento muito mais baixas, com as suas receitas a aumentarem 2,1%, 2,4% e 1,8% de ano para ano, respetivamente.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.