Um olhar sobre o projecto BD PALOP
A editora portuguesa A Seita em conjunto com parceiros oriundos do continente Africano, traz-nos o projecto BDPALOP.
Países como Angola, Cabo Verde e Moçambique ajudaram a desenvolver a banda desenhada dos mesmos com a participação de vários autores locais e supervisão portuguesa, fazendo aparecer aqui em Portugal, sete obras que constituem um marco muito significativo no mercado nacional para os países africanos de língua oficial portuguesa.
Estes primeiros sete livros, trazem-nos autores diferentes (argumentistas e desenhadores) das nacionalidades acima referidas. E as histórias são as seguintes:
Ventage – Angola na Era dos Mutantes
Autores: Florinda Sakamanda e Hélder Simões
Sinopse:
Com a queda de um meteorito em Angola no ano de 2018, surge o vent, uma energia misteriosa que confere habilidades extraordinárias a alguns dos habitantes. Quase 200 anos depois, mutantes, super-heróis, monstros e super-vilões tornaram-se numa realidade mundial, e para restaurar a ordem e o equilíbrio, é criada a Ventage, uma organização que forma mutantes para proteger a sociedade. Depois de salvo de um ataque, Leo descobre que ele também pode ser um mutante e que os seus poderes estão somente adormecidos.
Com clara influência dos autores nos X-men da Marvel, a história super divertida e cheia de humor fez-me lembrar o mangá One Punch Man. Num mundo onde existem mutantes com poderes e monstros que atacam a Terra, o herói tem que treinar para se tornar mais forte que todos.
Bonga
Autoras: Darling Catar e Trisha Mamba
Sinopse:
“Nascidos de ovos, a sua união despertará o poder ancestral para o bem de todos.” Maputo, 2069. A cidade passa por uma onda de crimes, em que as vítimas vêem a sua vitalidade separada dos seus corpos. Bonga, um jovem curandeiro e engenhocas, vive constantemente acusado de ser ele o sugador de energia, por ter um olho de cada cor. Ele quer desenvolver as suas capacidades de curandeiro para ajudar as pessoas, mas acredita que Thulani, o seu irmão gémeo, é melhor do que ele em tudo. Ao tentar salvar uma criança, os irmãos chamam a atenção de Mambo Zulu, um poderoso vilão com um passado sinistro.
Uma aventura de ação com uma intriga interessante e um desenho bem dinâmico para as cenas de luta e confronto entre os personagens.
Torre Nova – O Último Prédio da Tawen
Autores: Eliana N’ Zualo e Ique Langa
Sinopse:
Ta.wen: substantivo feminino; do inglês town; urbe; aglomerado de pessoas que, situado numa área geograficamente definida, possui muitas casas, anexos; parte central de uma cidade.
A cidade de Maputo está em transformação, mas o prédio Torres Novas permanece intacto. Paíto, Maninha e Zita vivem nesse prédio antigo, e embora habitem flats diferentes, partilham os mesmos dilemas e frustrações. O seu olhar inocente mas perspicaz, dá-nos a conhecer a vida urbana das pessoas que ainda habitam a tawen.
Uma lição de vida bem forte e impactante onde o eufemismo da história recai nos lápis de cor e um traço singelo no desenho do autor.
Tunuka
Autores: Kitty Blunt e Wilson Lopes (Tozé)
Sinopse:
Em Kawashi, uma vila pacata, os habitantes sentem a harmonia em que vivem perturbada pelos Vizi, um conhecido grupo de criminosos da cidade. É ao investigar uma movimentação dos criminosos que Tunuka, uma guerreira de Kawashi que vive com os seus irmãos mais novos, desvenda uma conspiração para derrubar o líder ancião e instaurar um sistema tirânico na vila e, num confronto inesperado, é-lhe revelado que há mais detalhes do seu passado que ainda tem que descobrir.
Desenho muito bonito numa história de fantasia heroica e descoberta, onde a heroína vai tecendo o seu percurso para uma revelação final que deixa em aberto uma continuação.
Electus – A Supremacia
Autores: Danilson Rodrigues e Nick Agostinho
Sinopse:
Em Angola, após a independência, um interrogatório numa base militar é interrompido por uma dupla misteriosa. A pedra que eles descobrem pode ser o gatilho para um terrível acontecimento que eles querem a todo o custo evitar. Na floresta onde se abrigam, uma visita inesperada revela novos desafios para os protagonistas.
Um desenho bonito e competente mas com um argumento com muitas lacunas e sem espaço de manobra nas 48 páginas para se dar a conhecer. Personagens com poderes do género dragon ball num mistério que fica para desvendar em próximos capítulos certamente.
A Turma de Cabralinho e as Bruxas de Monte Vermelho
Autores: Domingos Luísa e Coralie Silva
Sinopse:
É verão na Cidade da Praia, e Cabralinho passa a maior parte das férias com os seus amigos. O pai de Cabralinho adora contar histórias, e aproveita as férias para passar mais tempo com as crianças. É então que decide contar a história das bruxas de Monte Vermelho, mas a imaginação das crianças leva-as a um lugar entre a ficção e a realidade, onde se veem envolvidas numa agitada aventura. Após muitas peripécias, os nossos heróis vão aprender a utilizar melhor o búzio mágico, um artefacto com poderes mágicos que descobriram numa aventura passada. Pode ser que nem todas as bruxas sejam más.
Numa vertente infantil e uma arte mais digital, esta bd traz-nos uma história do género Turma da Mónica com uma ligeira homenagem ao clássico Disney Pinóquio na medida em que crianças são raptadas e transformadas em algo diferente. A turma de pequenos heróis elabora um plano para repor a ordem e justiça.
Panzu – A Máscara dos Deuses
Autores: Luís Mateus e Simão Kusanica
Sinopse:
Nos tempos idos dos reinos africanos, Panzu sonha ser um grande guerreiro, tal como fora o seu ascendente, o antigo rei Kuna Nkaji. A princesa Vita, herdeira da atual dinastia, vai até à aldeia de Panzu para aprender mais sobre os espíritos ancestrais com o velho sábio. Durante o ataque de um leopardo feroz, Panzu sente o chamamento da máscara ancestral dos Nkajis, e acaba salvando a aldeia, chamando a atenção da princesa. À medida que eles ficam mais próximos, Panzu descobre mais sobre a sua missão de encarnar o espírito de Kuna Nkaji, o que poderá significar destronar o rei.
Assenta na premissa de um personagem fraco fisicamente que em contacto com um artefacto mágico (uma máscara neste caso) vira um herói poderoso. A máscara traz consigo lendas e mitos antigos assim como uma profecia. Desenho a preto e branco, único nesta primeira remessa de livros.