Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Sonic 3 excluído do Oscar de Melhor Filme

Sonic 3: O Filme é um dos títulos desclassificados da disputa ao Oscar de Melhor Filme.

Ou seja, aquele que é considerado o melhor da franquia e conta com 90% de aprovação e trabalho incrível de Jim Carrey ou Keanu Reeves, não responde aos critérios exigidos pela Academia, que incluem a presença de atores de grupos sub-representados, diversidade temática e inclusão na equipa de produção. 

Sonic 3: O Filme
Sonic 3: O Filme

Para ser selecionável pela Academia, o filme precisa cumprir exigências rigorosas, como exibição mínima em cidades estratégicas dos Estados Unidos, lançamento exclusivo nos cinemas e, mais recentemente, acolher exigências de inclusão. (recorde aqui a notícia).

Sonic 3 - O Filme
Sonic 3 – O Filme

Seguindo as regras mais recentes da Academia, o filme precisa ter “pelo menos um dos atores principais ou secundários de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino/hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano); 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência física ou cognitiva) e a história principal, tema ou narrativa deve ser centrada num grupo pouco representado”.



A franquia Sonic ainda não teve o reconhecimento de prémios significativos da 7ª arte como os Oscars ou Globos de Ouro, apesar de ser uma das mais veneradas adaptações de jogos de vídeo para o grande ecrã. Apesar de não serem elencados os critérios de elegibilidade que Sonic 3: O Filme não conseguiu responder, o terceiro filme da franquia terá o mesmo destino dos seus antecessores quando se trata de ganhar grandes prémios. O filme ainda é elegível para ser nomeado a outros prémios da Academia para além de Melhor Filme.

Sonic 3: O Filme
Sonic 3: O Filme


Sonic 3: O Filme é apenas um dos 116 títulos excluídos da candidatura a nomeação a Melhor Filme, de uma lista que inclui filmes como Madame WebBird, de Andrea Arnold e protagonizado por Barry Keoghan, Woman of the Hour, a estreia na realização de Anna Kendrick, Pacto de Redenção, a estreia na realização de Michael Keaton, Bad Boys: Tudo ou Nada, ou a nova versão musical de Mean Girls.

Madame Web
Madame Web

Este é o segundo ano em que os Padrões de Representação e Inclusão (RAISE) foram aplicados, embora não pareçam desqualificar nenhum dos mais badalados candidatos da categoria.
As nomeações dos Oscars serão anunciadas na próxima semana.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights