Shang-Chi e mais filmes da Marvel em IMAX no Disney+
O Disney + lançará internacionalmente 13 filmes da Marvel a 12 de novembro no formato de imagem utilizado nas salas IMAX, uma solução que permite aos espectadores um formato de imagem expandida de 1: 90: 1, onde o ecrã oferece mais acção.
(Contudo, aguarda-se confirmação se esta opção estará disponível também em Portugal).
Os filmes da Marvel com a solução IMAX serão Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que estreia em streaming no Disney + a 12 de novembro, bem como Homem de Ferro, Guardiões da Galáxia, Guardiões da Galáxia vol. 2, Capitão América: Guerra Civil, Doutor Estranho, Thor: Ragnarok, Pantera Negra, Vingadores: Guerra do Infinito, Homem-Formiga e a Vespa, Captain Marvel, Vingadores: Endgame e Viúva Negra.
O director da IMAX, Rich Gelfond, revelou que as negociações com a Disney têm cerca de um ano, e aparentemente a plataforma de streaming parece ter a vantagem dos ecrãs de grande formato sobre a concorrência.
“Foi realmente estimulado pelos cineastas e fãs, especialmente pela equipa da Marvel”, disse Gelfond. “A equipa Disney + queria adicionar ao seu serviço a solução IMAX, para que os ajudasse a competir não apenas do ponto de vista do conteúdo, mas na maneira como o espectador assiste.”
A parceria entre a IMAX e a Disney não é exclusiva, então o sucesso do formato expandido no Disney + pode estimular outras plataformas a adicionar o recurso.
De momento não existem planos para que sejam disponibilizados outros filmes da Disney em IMAX no Disney +, de acordo com um executivo da Disney, mas a Disney vai estar atenta às reações dos espectadores e ao comportamento do subscritor para determinar o sucesso.
Mas como Hollywood continua a debater o futuro da ida ao cinema nos cinemas vs. em casa, Gelfond disse acreditar que o recurso no Disney + poderia realmente encorajar os assinantes que gostam da experiência IMAX a ir aos cinemas para ver o filme como ele foi pensado.
“Obviamente pensamos sobre essa questão”, disse Gelfond sobre se uma experiência de streaming melhorada em casa desencorajaria o público a ir aos cinemas. “Mas, a menos que você seja uma das pessoas mais ricas do mundo, você não tem um cinema IMAX em casa. A sua televisão, numa escala de magnitude, é uma fração do que seria, então por melhor que a experiência seja no Disney +, e acho que será muito boa, ainda será bastante diferente do que assite numa sala decinema IMAX. Esta solução ajudará a educar os espectadores sobre quais são as diferenças no IMAX e porque eles devem ir aos cinemas. ”
Apesar da solução ser novidade nas plataformas de streaming, é comum encontra-se a versão do filme em IMAX nas cópias em Blu-Ray e recentemente reparei na trasmissão de um filme em formato IMAX, Transformers: O Último Cavaleiro, na televisão por cabo portuguesa.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.