BD: Lançamento – O Recomeço e Outras Histórias
[ad#artigo]
Esta edição de cariz antológico reúne uma extensa produção artística, compreendida entre 1987 e 2018, composta por 30 histórias curtas de Banda Desenhada de vários géneros, recupera trabalhos publicados em jornais e fanzines realçando a enorme capacidade de trabalho de Agonia Sampaio.
António Manuel Agonia Sampaio, nasceu em Luanda a 16 de Março de 1970. Reside na Póvoa de Varzim e começou desde muito cedo a desenhar sendo os seus principais temas a Natureza e os ambientes rurais.
Somou prémios como o 3º prémio para um concurso nacional no Seixal (1986), 2º prémio no concurso Comicarte (Porto), 1º prémio do Clube Português de Banda Desenhada (Lisboa), e um 1º prémio para a melhor obra portuguesa, em Ourense, Espanha (1987). Em 1990 e 1991 vence por duas vezes o prémio Rafael Bordalo Pinheiro, e em 1992 o 1º prémio em Moura juntamente com várias menções honrosas. Ganhou o Galardão Jovem de 1995 na Tertúlia de Banda Desenhada organizada por Geraldes Lino.
Colaborou em vários jornais como o Público, JN, O Primeiro de Janeiro, A Voz da Póvoa, O Comércio da Póvoa, Mankicu (Angola).
Tem 8 livros publicados onde se destacam “A História da Cerejinha”, “A Partida do Zequinha”, “A Maior Prova de Amor” … e 4 álbuns de edição de autor.
Em 2018 participou com uma história curta intitulada de “A Revelação” na colectânea “Humanus” editada pela Escorpião Azul.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.