Rail Route: uma rota para afundar horas
O Central Comics sentou-se aos comandos de Rail Route e achou o caminho para um jogo de gestão de tempo minimalista, mas bem divertido.
Sinopse de Rail Route
Veste a pele de um controlador de tráfego ferroviário e gere vastas redes de comboios através de um sistema de gestão a emular os usados a nível profissional. Expande, melhora e gere linhas em cidades do mundo inteiro, mas, acima de tudo, certifica-te de que tudo corre sem sobressaltos nem atrasos.
Rail Route está a ser desenvolvido e distribuído pela Bitrich.info.
Análise de Rail Route
O maior feito de Rail Route é demonstrar claramente que não são necessários gráficos de última geração nem milhões em CGI para criar uma experiência divertida, tal como não é preciso gastar 250 € em Conhaque quando se pode beber Aguardentes Velhas superiores a 5 €. Neste caso, um monitor com simples linhas e menus, um pouco de imaginação e um conceito interessante criam um jogo sólido capaz de proporcionar horas de entretenimento a fio.
O jogo não é perfeito e vou apontar um ou dois defeitos neste artigo, mas diria que temos aqui um verdadeiro hour sinker, apesar do estilo minimalista.
História de Rail Route
Rail Route tem um modo de campanha que serve de tutorial — A história de Jozic, disponível para se jogar gratuitamente — mas a parte central do jogo assenta no modo infinito, em somos um controlador de tráfego ferroviário e temos de gerir e desenvolver a linha ferroviária do mapa a que nos propomos.
Jogabilidade de Rail Route
Embora Rail Route seja, acima de tudo, um jogo de estratégia e gestão de tempo, penso que é adequado mencionar que também se encaixa no género de puzzle, já que nos cabe ir resolvendo uma série de problemas logísticos através da colocação ideal de pistas e otimização de fluxos.
Além dos tutoriais, existem 3 modos: Rush Hour, uma espécie de contra-relógio; Endless, um jogo livre em que podemos desenvolver as linhas ao nosso gosto; e Timetable, um jogo com pontuação em que temos de seguir horários pré-definidos. Embora sejam todos diferentes e desafiantes à sua própria maneira, devo confessar que gostei apenas do modo Endless, em que podemos fazer o que quisermos, como quisermos, enquanto os outros acabaram por me aborrecer um pouco. De facto, um dos principais pontos positivos do jogo é mesmo a liberdade para criar, especialmente no que toca a criarmos os nossos mapas, assim como a partilhá-los com a comunidade. Quando limitado a regras específicas, achei que o jogo perdia muito.
De forma resumida, o loop consiste em começarmos com um sistema ferroviário simples, com uma ou poucas linhas, para as quais vamos aceitando contratos de horários. À medida que cumprimos contratos, vamos ganhando dinheiro que podemos investir na expansão das nossas linhas, e experiência que podemos investir em melhorias nos nossos sistemas, como a automatização de processos. O loop parece simples, mas não se deixem enganar — da mesma forma que quando os nossos amigos nos convidam para uma cerveja e nos convencem para mais uma, acabamos por chegar a casa com uma grande bebedeira 2 dias depois, apenas para descobrir que estamos a tentar abrir a porta do vizinho com a fivela do nosso cinto, o design de jogo de Rail Route é fenomenal e é extremamente eficaz em agarrar-nos ao ecrã durante horas a fio, já que existe sempre alguma coisa a melhorar e a expandir.
Gráficos e som de Rail Route
Neste campo, não há grande coisa a escrever sobre Rail Route, já que os gráficos minimalistas consistem exclusivamente em menus e linhas, com pouca variedade de cores. Embora esta escolha artística seja intencional, penso que podia ter sido dada maior atenção aos menus e à própria distribuição no ecrã, sendo que me senti um pouco confuso e perdido até me habituar ao esquema.
Quanto aos sons, estão muito bons e transmitem-nos a sensação de nos encontrarmos no back office de uma estação de comboios. A música, embora um pouco taciturna demais para o meu gosto, acompanha bem a jogabilidade ao embalar-nos sem nos desviar a atenção.
Postas de pescada e um par de botas
Rail Route é o jogo ideal para quem gosta de pôr à prova o raciocínio lógico num jogo com o potencial de nos fazer divagar a mente durante horas a fio. Pessoalmente, cheguei a um ponto em que me pareceu já ter explorado tudo após pouco mais de uma dezena de horas, mas basta uma rápida passagem pelas críticas dos utilizadores do Steam para perceber que a média de tempo de jogo se aproxima mais das 50 horas.
É possível que ainda regresse ao apeadeiro de Rail Route para mais uma voltinha, já que a versão 1.0 tem lançamento agendado para 22 de fevereiro.
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Desafio lógico e design do jogo.
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Gráficos e alguma complexidade a mais na GUI.
Classificação: 7/10
O preço a que Rail Route está a ser vendido no Steam impede-me de lhe atribuir uma classificação mais alta — na minha humilde opinião, 10 a 15 euros seria um preço mais adequado para o jogo.
Rail Route está disponível no Steam por 24,99 €.
Para terminar, fica a dica indispensável: pelo andar da carruagem, vou acabar por descarrilar com tanta metáfora relacionada com a ferrovia e arrisco perder o comboio para publicar este artigo. Vamos lá despachar isto — pouca terra, pouca terra…
Plataforma testada: PC
Trailer de Rail Route:
Gamer inveterado que não dispensa uma boa série e nunca diz ‘não’ a uma sessão de cinema… Com pipocas, se faz favor!