Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Quem és tu, Kinuyo Tanaka? Descobre no Museu do Oriente

Este Verão, o Museu do Oriente convida a descobrir uma realizadora pioneira do cinema japonês, com o ciclo Integral Kinuyo Tanaka. Aos domingos, de 28 de Julho a 1 de Setembro, o ciclo revisita o legado desta cineasta pouco conhecida do grande público, em seis sessões gratuitas.

Kinuyo Tanaka [1909-1977]

iniciou-se no cinema como actriz, incorporando um ideal de carácter feminino apelidado de “yamato nadeshiko”, a flor do Japão. Os filmes que realizou, no entanto, estão povoados de mulheres fortes, focando os dramas da condição feminina de forma crua e acutilante.

Kinuyo Tanaka
Kinuyo Tanaka

No dia 28 de Julho, o ciclo abre com a palestra “Quem és tu, Kinuyo Tanaka?”, pelo programador Miguel Patrício, seguindo-se a exibição de Carta de Amor (恋文, 1953). A primeira longa-metragem de Tanaka explora, através do olhar de um homem inseguro e debilitado, a condição das mulheres que, após a derrota do Império do Sol Nascente na Segunda Guerra Mundial e da ocupação americana que se seguiu, usaram o seu corpo como meio de sobrevivência.

Carta de Amor
Carta de Amor (1953)

No dia 4 de Agosto, a longa-metragem em exibição é A Lua Ascendeu (月は上りぬ, 1955), uma adaptação do argumento do mestre Yasujiro Ozu, que narra a história dos amores de três irmãs na cidade de Nara, num retrato sentimental da sociedade japonesa nos anos 50 que homenageia a estética magistral de Ozu.

A Lua Ascendeu
A Lua Ascendeu (1955)

A 11 de Agosto, assiste-se a Para Sempre Mulher (乳房よ永遠なれ, 1955), um dos mais surpreendentes filmes do ciclo, que acompanha a protagonista Fumiko, a quem a poesia oferece o único escape a uma vida de infelicidade doméstica, doença grave e desesperança.

Para Sempre Mulher
Para Sempre Mulher

Segue-se, a 18 de Agosto, o primeiro filme a cores de Kinuyo Tanaka, A Princesa Errante (流転の王妃, 1960), que compara um amor além-fronteiras a um pássaro enjaulado. De natureza política e militar, a narrativa reveste-se de uma componente ideológica ilustrando as diferenças culturais, das mais prosaicas às mais cerimoniais, entre a China e o Japão.

A Princesa Errante
A Princesa Errante

Em Mulheres da Noite, exibido a 25 de Agosto, reflecte-se sobre a absolvição moral e a conservação da “pureza”, num filme que narra o percurso de reintegração social de ex-prostitutas que viram o seu ofício ser subitamente ilegalizado.

Mulheres da Noite
Mulheres da Noite

A última obra de Kinuyo Tanaka é também a última do ciclo, que termina a 1 de Setembro. Longa-metragem a cores, Senhora Ogin (お吟さま, 1962) retrata o amor proibido entre um samurai cristão e a filha de um mestre de chá, colocando em evidência questões como a transgressão e a irreverência.

Com mais de 50 anos de carreira e 250 filmes rodados, a actriz e realizadora Kinuyo Tanaka foi a segunda mulher a filmar no Japão e a primeira a fazê-lo no período do pós-guerra. À história do cinema deixou as obras Carta de Amor, A Lua Ascendeu, Para Sempre Mulher, A Princesa Errante, Mulheres da Noite e Senhora Ogin, que podem agora ser vistas de forma gratuita no Museu do Oriente.

Kinuyo Tanaka entrou na indústria do cinema com apenas 14 anos, e a sua carreira de actriz durou mais de 50 anos. A segunda mulher a filmar no Japão e a primeira no período do pós-guerra, Kinuyo Tanaka desbravou, sozinha e sem grande continuidade, um terreno quase inteiramente consignado aos homens. A sua obra pioneira pode agora ser conhecida, na íntegra, no Museu do Oriente.

Senhora Ogin
Senhora Ogin (1962)

PROGRAMA

  • 28 Julho
    16.00 | Quem és tu, Kinuyo Tanaka? | Palestra com o programador Miguel Patrício
    18.00 | Carta de Amor [恋文, 1953]
  • 4 Agosto | A Lua Ascendeu [月は上りぬ, 1955]
  • 11 Agosto | Para Sempre Mulher [乳房よ永遠なれ, 1955]
  • 18 Agosto | A Princesa Errante [流転の王妃, 1960]
  • 25 Agosto | Mulheres da Noite [女ばかりの夜, 1961]
  • 1 Setembro | Senhora Ogin [お吟さま, 1962]

Ciclo de Cinema

INTEGRAL KINUYO TANAKA
28 Julho; 4, 11, 18 e 25 Agosto; 1 Setembro
Local: Auditório
Horário: 18:00
Duração: 120 minutos
Preço: gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights