PROGRAMA FANTASPORTO 2023: 2 de Março
Mais um dia fantasticamente cheio de bons filmes para desfrutar. Veja o programa do Fantasporto para esta quinta-feira em ambas as salas do Cinema Batalha.
QUINTA-FEIRA, 2 MARÇO
SALA 1
15.15 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO 2, 100’ – v.o. leg. ingl.
(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)
La Nueva – Ivan Villamel, 15’ (Esp)
Uma mulher caminha até uma escola de freiras onde vai leccionar em substituição de outra professora. “Que tenha sorte com esses demónios”, diz-lhe a freira que a recebe. Vai-se revelar uma professora muito peculiar com alunos nada normais. Vencedor do Prémio da Melhor Curta no Screamfest de Los Angeles.
Go with Her – Che Yu-Shi, 15’41’’ (China/G.B.) – WORLD PREMIÈRE
O confronto entre as emoções humanas e o desenvolvimento tecnológico. Numa estação espacial distante, quatro cientistas tentam descobrir um “chip” que anule as emoções humanas. Quando pensam que estão a chegar ao seu objectivo, tudo muda.
Stop Dead – Emily Greenwood, 7’ 56’’ (G.B.) – WORLD PREMIÈRE
Quando uma detective e a sua companheira tentam fazer parar uma rapariga que caminha pela estrada, descobrem que esta é acossada por uma entidade com um ultimato terrível que a obriga a andar.
Hippocampus – Vassilis Dimopoulos, 11’ (Gré) – WORLD PREMIÈRE
No futuro, os humanos têm regras e proibições para que o ambiente possa ser ecológico e amigável. Na empresa Talos, um homem tenta relembrar-se das imagens e memórias do seu passado.
El Umbral – Javier Carneros Lorenzo, 16’ 09’’ (Esp) – INTERNATIONAL PREMIÈRE
Um jovem casal numa casa normal. Quando o homem sai para trabalhar, a mulher enfrenta a cristura que dorme nas escadas eos perigos que se encontram para lá do umbral da porta do apartamento. Na rua, vultos enroscados em sacos cama, esperam pelo futuro. Selecção do festival de Sitges.
Kraken – Pauline Dalifard, Lucie Rico, 14’ 16’’ (Fra)
Um prédio onde todos parecem viver vidas iguais. Pierre descobre que o seu colchão não é como os outros. Claire trata do bebé. E Dolores arranja uma galinha para cozinhar. Três histórias, três variantes do horror.
Incubus – Tito Fernandes, 16’45’’ (G.B.)
Uma mulher na barcaça onde vive, é atormentada pelo Medo em pessoa. Premiado com o Prémio do Júri nos festivais de Tóquio, Chicago Horror e Melhor Curta de Horror no Venezia Shorts. O realizador português trabalha em Hollywood e em Inglaterra e participou nos efeitos especiais de “Star Wars – The Force Awakens”, “Interstellar” ou “The Dark Knight”.
17.15 • About Us But Not About Us – Jun Robles Lana, 92’ (Filip) – SR/OE – v.o. leg. port.
Em tempos de pandemia um professor gay encontra-se com um dos seus alunos num restaurante e passam em revista o passado e como as relações humanas mudaram contra o esperado. Os efeitos da pandemia, de como os outros tratam os diferentes, a morte, a vida, a cultura, a honestidade e a mentira, o amor e a traição, contados através de um longo diálogo que reconstitui vidas e tragédias pessoais. O que parece não é num argumento cheio de surpresas. Produzido por Ferdinand Lapuz.
19.15 • Kaymak – Milcho Manchevski, 107’ (Din/Hol/ Croá/ Mac. Norte) SR – v.o. leg. port.
Retratos da vida quotidiana e dos extremos a que pode chegar e uma história de amor irreverente e comovedora que esconde problemas mais profundos. A mulher rica que quer um filho, a amante que deseja mais, o guarda que encontra a felicidade, a deficiente que vai para a cidade e conhece outros modos de vida. Ou, como diz o realizador, dois casais são decentes no início e felizes no fim. Mais um exemplo do grande cinema de Milcho Manchevski, vencedor do Festival de Veneza e já homenageado no Fantasporto.
21.15 • Immersion – Takashi Shimizu, 117’ (Jap) – CF/OE – WORLD PREMIÈRE – v. o. leg. port.
Numa ilha do sul, Tomohiko Kataoka, um programador, trabalha no desenvolvimento da tecnologia da realidade virtual e da neurociência. Num portal vermelho descobre barulhos que tomam a forma de uma pessoa no mundo virtual. Assim, fica ligada a esta realidade e também a um espírito vingativo, Imajo, que amaldiçoa a ilha e mata as pessoas numa série de mortes violentas por afogamento. Mais uma ideia original do mestre do horror japonês, realizador de “The Grudge e “Suicide Forest Village”, vencedor do Fantasporto em 2021.
SALA 2
15.00 • Distance – Perci Intalan, 100’ (2018) (Filip)
RETROSPECTIVA O CINEMA DE LAPUZ – v. o. ingl.
Liza está imersa em dor pela perda do amor da sua vida quando recebe a visita da pessoa menos provável, o marido que ela deixara há 5 anos. Sem muitas perguntas, Anton convida-a a regressar a ele e aos seus 3 filhos. A sua primeira longa-metragem, do realizador, “Dementia”, esteve em competição no Fantasporto 2014 e venceu o Prémio de Melhor Filme Estrangeiro no St. Tropez International Film Festival. “Distance” esteve também em competição no Tokyo International Film Festival em 2018.
17.00 • S.Ó.S. – Tiago Santos, 85’ (Port) – CF/PCP – v.o. leg. ingl.
Num mundo pós-apocalíptico em que a rotina dos dias, horas e minutos são a única companhia, um sobrevivente lida com as dificuldades e desafios da solidão, fome e do medo que se impõe, a cada dia que passa, às ameaças existentes. Que ruídos são esses que o perturbam na casa isolada? Quem o persegue? A quem persegue ele? Excelente interpretação de Ivo Saraiva e uma realização dinâmica de Tiago Santos nesta primeira longa-metragem rodada na região de Viseu.
19.00 • Bwakaw – Jun Robles Lana, 110’ (2012) – Filip
RETROSPECTIVA O CINEMA DE LAPUZ – v. o. leg. Ingl.
Bwakaw é uma comédia dramática acerca do envelhecer e o medo que todos temos de envelhecer sozinhos. Rene é um homem gay que se assumiu publicamente quando tinha já 70 anos. Doente nos seus últimos anos, pensa que já é tarde para o amor e que tudo o que tem à frente é apenas a morte. Lana venceu o Prémio de Melhor Realizador nos festivais de Tallinn, Nova Delhi, Madrid e Vladivostok.
21.30 • The Thing Behind the Door – Fabrice Blin, 81’ (Fra) – CF – INTERNATIONAL PREMIÈRE – v.o. leg. ingl.
Uma jovem mulher vê o marido partir para a guerra antes de terem o desejado filho. Sabendo que o marido morreu e na posse de um livro demoníaco, ela vai tentar trazê-lo de volta dos mortos. Mas que seres são aqueles que estão num casulo? Um belo exemplo de novo terror fantástico a que não será alheio o facto de um dos produtores e argumentista, ser o ilustrador e designer Jean Marc Toussaint que esteve no Fantasporto em
1996 e depois foi mesmo o autor do cartaz do festival em 1997. Para os amantes do horror fantástico.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.