Preço dos Smartphones Chineses Pode Aumentar 40% até 2029
Fabricantes de smartphones chineses, como Huawei, Xiaomi e Oppo, são conhecidos pelos preços competitivos e por oferecerem dispositivos de alta qualidade a preços reduzidos. Esta estratégia tem atraído consumidores, especialmente em mercados emergentes, onde o preço é um fator determinante. Contudo, essa realidade pode mudar nos próximos anos, com o preço médio dos smartphones chineses a registar um crescimento de dois dígitos.
De acordo com dados da Stocklytics.com, o preço médio dos smartphones chineses deverá aumentar em quase 40% até ao final da década, ou seja, um crescimento três vezes superior à média global do mercado de smartphones.
Diferença de Preço entre Smartphones dos EUA e da China Reduz-se; Preço Médio dos Dispositivos Chineses Pode Atingir os $380 até 2029
Embora Samsung e Apple dominem o mercado global de smartphones, concorrentes chineses como Xiaomi, Oppo e Vivo têm ganho terreno, captando uma parcela significativa das vendas mundiais. Em 2024, essas marcas venderam coletivamente mais de 180 milhões de unidades apenas no primeiro semestre, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.
O principal fator para este aumento de vendas tem sido a acessibilidade do preço, que atrai milhões de utilizadores na China e a nível internacional. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Statista Market Insights, a era dos smartphones chineses extremamente acessíveis está a chegar ao fim, com um aumento de preços significativo nos próximos cinco anos. Os smartphones são cada vez mais o aparelho preferencial para usar a internet, seja para pesquisas, usar aplicações de IA ou simplesmente jogar como em www.casinoreal.pt.
Estatísticas revelam que o preço médio por unidade no mercado de smartphones chinês diminuiu 12% nos últimos seis anos, passando de $310 em 2018 para $270 em 2024. Em contrapartida, no mercado dos EUA, o preço médio subiu 13%, chegando aos $430 no mesmo período, quatro vezes acima do crescimento de 3% verificado globalmente.
Contudo, a Statista prevê que a diferença de preços entre os mercados dos EUA e da China venha a reduzir-se nos próximos cinco anos. Segundo a análise, o preço médio por unidade no mercado chinês de smartphones deverá aumentar em 40%, alcançando os $380 até 2029. Isto representa uma subida três vezes superior à média do mercado global e dez vezes superior à dos EUA. Globalmente, o preço médio dos smartphones deve subir 13%, chegando aos $330, enquanto o mercado dos EUA segue com um aumento de 4%, para um preço médio de $450 até 2029.
Vendas de Smartphones Chineses Crescem 7x Mais Rápido do que nos Estados Unidos
A popularidade dos smartphones chineses a nível global, aliada a um aumento médio de preço de 40%, impulsionará as receitas de vendas na China, que deverão crescer muito mais rapidamente do que nos EUA. De acordo com a Statista, espera-se que a indústria chinesa de smartphones atinja uma receita de 105,5 mil milhões de dólares em 2024, crescendo 30% e alcançando 137,4 mil milhões até 2029.
Em contraste, o mercado dos EUA deverá registar um crescimento sete vezes menor, com as receitas de vendas de smartphones a subirem apenas 4%, para 63,5 mil milhões de dólares no mesmo período. A nível global, projeta-se que as vendas de smartphones cresçam 20%, atingindo 562 mil milhões até ao final da década.
As estatísticas também mostram que a China será responsável por um quinto das vendas globais de smartphones até 2029, representando um aumento de 2% em relação a 2024. Por outro lado, a quota de mercado dos EUA deverá diminuir de 13% para 11% nos próximos cinco anos.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.