Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

PORTO/POST/DOC lança programa completo

Já está disponível o programa completo para a décima-primeira edição do Porto/Post/Doc – Film & Media Festival. O evento, que decorre na cidade do Porto entre os dias 22 e 30 de novembro, tem como tema, este ano, A Europa não existe, eu estive lá. Uma frase-provocação que se traduz num programa de sete filmes de ontem e de hoje, oriundos de extremos geográficos e que convocam o pensamento desses realizadores sobre como o cinema retratou, e muitas vezes antecipou, as soluções e superação da Europa para as suas piores crises humanitárias. A complementar este programa, duas conversas: Europa procura-se, com Ana Gomes Dima Mohammed; e Ideias para um futuro presente com Luísa SemedoOrfeu Bertolami e Wandson Lisboa

Nas competições reflete-se a diversidade de linguagens e dispositivos do documentário contemporâneo. Na competição internacional, dez filmes autorais que transformam recortes da realidade em cinema,  entre olhares políticos, análises sociais contundentes e experimentação. Em estreia nacional, poder-se-á ver, entre outros, o mais recente filme de Albert Serra (Afternoons of Solitude); o regresso de Ben Rivers ao festival, com Bogancloch; o exercício de emancipação feminina pela arquitectura de E.1027 – Eileen Gray and the House by the Sea; a revisita aos conflitos entre Irlanda no Norte e Reino Unido em de The Flats; e o filme-ensaio de Aura Satz onde se cruzam nomes como Kode9, Moor Mother, Khalid Abdalla e Arturo Escobar (Preemptive Listening).

“A Canção dos Outros”, Vadim Jendreyko

Espalhada por continentes e contextos diversos, a produção em língua portuguesa presente nesta edição da Competição Cinema Falado reflete sobre si mesma, sobre a natureza e a história para compor um mosaico complexo de narrativas cinematográficas da lusofonia contemporânea. Anti-heróis, histórias apagadas, traumas familiares e memórias de guerra cruzam-se nos doze filmes selecionados, com realização de Pierre-François Sauter, Margarida Assis, Maria Trigo Teixeira, Carlos Yuri Ceuninck, Inadelso Cossa, Priscilla Brasil, Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, Filipa César, Marinho de Pina, Luciana Fina, Tânia Dinis e Emilio Fonseca.

PERCEBES
“Percebes”, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves



Em foco no festival, a obra de Salomé Jashi, que retrata a Geórgia através da micro-história e da poética do quotidiano, focando-se em pessoas comuns, lugares esquecidos e a relação entre espaço e tempo, utilizando planos fixos e um rigor formal que convida o espectador a imergir nas nuances e história de um país em constante tensão com a vizinha Rússia. 

Porto/Post/Doc regressa de 22 a 30 de novembro com foco na obra da realizadora georgiana Salomé Jashi

Fruto do extenso trabalho de colaboração com agentes do cinema e da cultura a operar em território nacional, o programa do festival integra ainda um programa sobre o documentário contemporâneo japonês, em parceria com o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian e com curadoria de Julian Ross (Engawa); um ciclo de produções e coproduções suíças nomeadas ou premiadas no European Film Awards (Tour d’Europe); uma seleção de propostas com curadoria da Cinémathèque idéale des banlieues du monde projeto idealizado por Alice Diop; e uma seleção de filmes que nos impele a descobrir o lugar do cinema espanhol contemporâneo, com curadoria de Miquel Escudero Diéguez (Mostra Espanha). 

Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa
“Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa na sessão de abertura

Na programação de cruzamento com a música, a destacar as passagens do documentário-generativo sobre o incontornável Brian Eno, a docuficção sobre os americanos Pavement, a visita à história de sucesso dos Abba, o olhar sobre a carreira do ícone queer Peaches, o registo da gravação de disco a solo de Lee Ranaldo e os cruzamentos entre realpolitik e cultura de Soundtrack to a Coup D’Etat

O Regresso do Projecionista, Orkhan Aghazadeh
“O Regresso do Projecionista”, Orkhan Aghazadeh

Num festival que quer refletir ainda sobre outros espaços do audiovisual, nota para o programa Fabrico em Série, dedicado a estudantes de Cinema, com presenças de Adrienne Frejacques, diretora de programas do canal ARTE, e Vincent Poymiro argumentista da série Le Monde de Demain; e o 180 Media Academy – programa do Canal180 que reúne profissionais de diversas áreas criativas com o objetivo de refletir e repensar a cultura e os media. 

Ernest Cole: Lost and Found, Raoul Peck
“Ernest Cole: Lost and Found”, Raoul Peck

A edição 2024 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil, com propostas direcionadas a escolas, e um programa famílias a ter lugar a dia 23 de novembro, a partir das 15h00 no Batalha Centro de Cinema; assim como um programa dedicado a jovens e adolescentes (Docs4Teens). De regresso este ano estarão também as sessões imersivas no Planetário do Porto. 

Toda a programação pode ser consultada em www.portopostdoc.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights