Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Porto/Post/Doc: estreia documentário sobre o Centro Comercial STOP entre outras novidades

Porto/Post/Doc regressa ao Porto entre 22 e 30 de novembro, ocupando o Batalha Centro de Cinema, o Passos Manuel e o Planetário do Porto. As atividades do festival ocuparão ainda outros espaços da cidade, compreendendo festas e concertos, ações para a indústria do cinema, conversas e masterclasses.

Um dos temas que marca a vida e dia-a-dia cultural do Porto: o futuro do Centro Comercial STOP, espaço de ensaio e de incubação da música portuense há mais de duas décadas. Com realização de Jorge QuintelaStop. Salas de ensaio para um materialismo histórico explora a transformação do espaço ao longo das décadas, enquadrando a sua história na crítica materialista proposta por Walter Benjamin no seu Livro das Passagens. O filme acompanha também o despejo policial do Centro Comercial em Julho de 2023, altura em que foram clausuradas as salas de ensaio. Desde então, paira a incerteza sobre o futuro de um dos últimos espaços de resistência da cena artística independente do Porto. 

Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico, Jorge Quintela
Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico, Jorge Quintela


Também em estreia nacional o novo filme de Petra CostaApocalipse nos Trópicos, que abrirá o Porto/Post/Doc no dia 22 de novembro, pelas 21:15, no Batalha – Centro de Cinema.  Nesta nova longa metragem a realizadora brasileira expõe a interseção alarmante entre religião e política no Brasil, revelando a forma como o movimento evangélico desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência. O filme oferece uma visão inédita dos bastidores do poder, acompanhando figuras como o presidente Lula, o ex-presidente Bolsonaro e o influente televangelista Silas Malafaia; mostrando a crescente influência dos líderes religiosos na política brasileira e a forma como a sua visão sobre o fim dos tempos molda as suas estratégias e decisões.

Ernest Cole: Lost and Found, Raoul Peck
Ernest Cole: Lost and Found, Raoul Peck

Ernest Cole, fotógrafo sul-africano, foi o primeiro a documentar e revelar as brutais realidades do apartheid. O seu livro, House of Bondage, publicado em 1967, capturou de forma vívida as injustiças sofridas pelos sul-africanos negros sob o regime de segregação. As imagens que retratam o trabalho forçado, a segregação e a opressão, levaram Cole ao exílio. Forçado a fugir para Nova Iorque e depois para a Europa, onde viria a morrer, impossibilitado de regressar à África do Sul. Raoul Peck retrata, em Ernest Cole: Lost and Found, as suas lutas emocionais e artísticas, assim como a sua raiva perante o silêncio ou cumplicidade do mundo ocidental face às atrocidades do apartheid. Uma história de coragem e dedicação artística, onde a fotografia se assume como uma ferramenta de verdade e resistência.

Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa
Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa

As sessões especiais da edição 2024 do Porto/Post/Doc integram ainda a Ken Jacobs – From Orchard Street To The Museum Of Modern Art, um filme realizado por Fred Riedel, que traça um retrato de uma das mais impressionantes personalidades do cinema experimental. O nova-iorquino Ken Jacobs fala da sua vida e obra através de numerosos excertos de filmes e espectáculos projectados nos ecrãs desde 1955. 

Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico, Jorge Quintela
Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico, Jorge Quintela

O Porto/Post/Doc regressa ao Porto entre os dias 22 e 30 de novembro, tendo como espaços centrais o Batalha – Centro de Cinema, o Passos Manuel, o Planetário do Porto e a Casa Comum – Reitoria da UP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights