Pacific Drive: Uma Viagem Pelas Estradas do Bizarro
Pacific Drive chega como um jogo de sobrevivência com roguelike à mistura. Mas será que faz sentido existir um jogo assim?
Quando vi Pacific Drive pela primeira vez fiquei curioso. Parecia bizarro e estranho, algo que me atraí em demasia. E definitivamente não fiquei desagradado com o que joguei.
Nesta aventura, somos colocados ao comando de uma station wagon que se encontra no noroeste do Pacífico e estamos encarregues de escapar de uma zona que aparentemente está repleta de mutantes e anomalias ambientes. Logo aí temos uma história capaz de interessar a maioria dos jogadores, algo que não ocorre muito quando falamos de roguelikes.
Tal como já tinha referido, a mecânica principal do jogo é o ciclo roguelike. Temos que nos aventurar num mundo gerado proceduralmente, apanhar recursos, enfrentar perigos imprevisíveis e, com sorte, voltando inteiro para a nossa garagem. Com cada viagem bem-sucedida (ou nem tanto), acabamos sempre por reunir materiais para melhorar o nosso carro, de forma a torná-lo mais resistente às ameaças da zona. Convém, no entanto, termos em conta que Pacific Drive não se trata apenas de navegar por estradas traiçoeiras. O nosso carro é sinal de salvação, e mantê-lo é uma parte essencial da experiência.
Por outro lado, o mundo em si é uma grande atração. O noroeste do Pacífico é reimaginado como uma paisagem bonita e assustadora, envolta em névoa e povoada por visões perturbadoras. As anomalias que encontramos variam do bizarro mortal. Essa atmosfera perturbadora mantém o jogador sempre alerta, tornando cada viagem tensa e imprevisível.
Embora Pacific Drive ofereça uma experiência única e gratificante, não é para todos. O ciclo de jogo principal pode ser repetitivo, e alguns podem achar que recolher recursos e a manutenção do carro uma chatice. A história desenrola-se lentamente através da exploração e mensagens enigmáticas, o que pode não agradar jogadores que desejam uma narrativa mais tradicional.
Resta concluir que, Pacific Drive é uma mistura atraente de exploração, sobrevivência e, estranhamente, manutenção de carros. Um jogo a conferir, especialmente se gostarem do aspeto aterrorizante da sobrevivência.
Nota: 8/10
Pacific Drive está disponível para PC (versão jogada) e PlayStation 5
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.