Os filmes portugueses que estreiam em dezembro, na HBO Portugal
A HBO Portugal cominua a adicionar o melhor do audiovisual nacional ao seu vasto catálogo.
Em dezembro, O EGO DE EGAS, CAVALO DINHEIRO e VITALINA VARELA são os filmes portugueses em destaque na HBO Portugal, com estreia a 1 de dezembro. No mesmo dia, a série portuguesa ODISSEIA, também chega à HBO Portugal.
O EGO DE EGAS
Este filme de José Carlos Santos, com argumento de Filipa Martins baseado na biografia de Egas Moniz, o único Nobel da Medicina português, e protagonizado por João Lagarto, Ana Nave, João Jesus, Virgílio Castelo e Guilherme Filipe, conta a história de vida do médico Egas Moniz.
Já passava dos 50 anos, quando o médico Egas Moniz, conceituado professor no Hospital de Santa Marta em Lisboa e responsável pelo departamento de neurologia, começa as suas investigações científicas na área do diagnóstico de doenças neurológicas. Em causa, estava o desafio de obter através de raio-x um mapeamento completo das artérias do cérebro e, assim, detetar a localização de tumores. Portugal não tinha tradição de investigação científica e os seus pares olhavam com desconfiança todos aqueles que se aventuravam nos campos da pesquisa. Egas teve, assim, de enfrentar o descrédito e a oposição de superiores e colegas.
VITALINA VARELA
Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava pelo seu bilhete de avião.
É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes com mais impacto junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é actriz – é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de “Cavalo Dinheiro” (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português. “Vitalina Varela” é protagonizado por Vitalina Varela, Ventura , Manuel Tavares Almeida, Francisco Brito, Imídio Monteiro e Marina Alves Domingues.
CAVALO DINHEIRO
Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, o povo das Fontaínhas procura o seu Ventura que se perdeu no bosque.
Realizado por Pedro Costa, “Cavalo Dinheiro” é protagonizado por Ventura , Tito Furtado, António Santos e Vitalina Varela.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.