Os 10 melhores filmes de terror até o momento, segundo os utilizadores do Letterboxd
A época do Halloween traz o imaginário dos jovens e adultos para uma celebração cheia de fantasia e mistério. É a época dos disfarces elaborados, dos esqueletos e dos seres sobrenaturais, enquanto as abóboras e os doces desaparecem das prateleiras, indo diretamente para as mãos dos festeiros.
Nesse embalo, a grelha televisiva e as plataformas de streaming não perdem tempo, recuperando clássicos do terror como “Psico” (1960), de Alfred Hitchcock, e “Shining” (1980), de Stanley Kubrick.
Filmes recentes, como “A Substância” (2024), de Coralie Fargeat, e algumas produções menos conhecidas, como “Anaconda 3” (2008), de Don E. FauntLeRoy, também encontram o seu lugar.
No espírito desta temporada sombria, apresentamos uma lista com os 10 filmes de terror de 2024 mais bem avaliados pelos usuários do Letterboxd.
A lista
Com a curadoria de Jack Moulton, chefe de conteúdo da plataforma, esta lista é revista todas as semanas e depois mensalmente, até ser concluída no início de 2025. Os filmes são classificados com base na média das avaliações feitas pelos membros do Letterboxd.
Para quem, como eu, se interessa em saber como são escolhidos os filmes, o critério é bastante simples: são incluídos apenas filmes narrativos de longa-metragem que tenham tido a sua primeira estreia nacional em qualquer país em 2024 (não contando estreias em festivais). Além disso, é necessário que o filme tenha, no mínimo, 1.000 avaliações.
Embora a lista completa tenha 25 títulos, decidimos focar-nos nos 10 primeiros. Esta seleção revela autênticas pérolas do género, que exploram subgéneros variados, como terror folclórico, psicológico, comédia de terror, anti-romântico, ficção científica, policial, suspense e sobrenatural.
É uma excelente ocasião para anotar novos filmes e assisti-los em casa, aproveitando o final do Halloween com seu clima típico e suas inevitáveis assombrações.
Segue a lista dos 10 melhores filmes de terror (em ordem crescente):
1) “A Substância”, de Coralie Fargeat
2) “Bramayugam”, de Rahul Sadasivan
3) “Chime”, de Kiyoshi Kurosawa
4) “Dead Talents Society”, de John Hsu
5) “Your Monster”, de Caroline Lindy
6) “Alien: Romulus”, de Fede Alvarez
7) “The Girl with the Needle”, de Magnus von Horn
8) “Strange Darling”, de JT Mollner
9) “Exhuma”, de Jang Jae-Hyun
10) “I Saw the TV Glow”, de Jane Schoenbrun
Brasileiro, Tenório é jornalista, assessor de imprensa, correspondente freelancer, professor, poeta e ativista político. Nomeado seis vezes ao prémio Ibest e ao prémio Gandhi de Comunicação, iniciou sua carreira no jornalismo ainda durante a graduação em Geografia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), escrevendo colunas sobre cinema para sites, jornais, revistas e portais do Nordeste e Sudeste do Brasil.