O Pauzinho do Matrimónio, com ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro
A editora Tinta da China reeditou a obra ” O Pauzinho do Matrimónio” com uma nova capa e com as ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro.
Os almanaques invadiram todas as casas de família, por volta do século XIX. Fazendo uso das rubricas habituais – calendários, adágios, adivinhas, canções, enigmas, pequenos contos, textos pseudocientíficos. No entanto,O Pauzinho do Matrimónio. Almanaque Perpétuo propõe uma temática inteiramente distinta.
O Pauzinho foi publicado em data desconhecida, talvez por volta do ano de 1879, e é hoje obra raríssima entre os coleccionadores, com hilariantes desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro. É um livro para divertir e não para ser visto como material perverso.
Mais sobre o autor:
Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa, em 1846.
Estudou na Academia de Belas Artes e no Curso Superior de Letras, foi actor dramático e fez cenários. Autor de uma obra vastíssima, foi o maior caricaturista português de sempre, privilegiando a imprensa periódica, em Portugal e no Brasil, na qual publicou centenas de trabalhos seus. Fundou e dirigiu O Calcanhar de Aquiles, O Binóculo, A Berlinda e A Lanterna Mágica, onde criou a figura do Zé Povinho, estereótipo nacional português. Veio a falacer em 1905, em Lisboa.
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.