O arriscado regresso de Indiana Jones e Velocidade Furiosa
Dominic Toretto está de regressa ao grande ecrã em Velocidade Furiosa X, e Indiana Jones está quase a regressar, para a sua quinta aventura no grande ecrã em Indiana Jones e o Marcador do Destino.
Contudo, e perante os avultados orçamentos de ambos os filmes, que receita será necessário acumular nas salas de cinema de todo o mundo para que os filmes recuperem os valores investidos?
Para reunir o enorme elenco de Velocidade Furiosa X e realizar as sequências de acção dinâmicas e impressionantes, a produção foi tudo menos um filme barato.
Velocidade Furiosa X tem um orçamento estimado de 340 milhões de dólares, custando qualquer coisa como mais 140 milhões que o anterior filme da saga, Velocidade Furiosa 9. Não apenas o filme mais caro da saga Velocidade Furiosa, mas uma das produções mais dispendiosas do cinema.
O orçamento de Velocidade Furiosa X pode ser parcialmente atribuído ao peso salarial das adições ao elenco, assim como ao cheque mais elevado para o elenco regular da saga. Além disso, a saída do realizador original Justin Lin e a contratação de substituto, Louis Leterrier, também é provavelmente um factor que contribuiu para a avultada conta final. Sem esquecer, as sequências de acção em escala muito maior. As filmagens passaram por Portugal, com Velocidade Furiosa X a beneficiar do programa Cash Rebate de Incentivo à Produção Cinematográfica e Audiovisual.
Com a regra geral de que um filme precisa render aproximadamente 2,5 vezes o seu orçamento para ser declaradamente rentável, Velocidade Furiosa X precisará acumular um mínimo de 850 milhões de dólares para atingir esse valor. A receita mundial do fim-de-semana de estreia reporta 318 milhões de dólares. Velocidade Furiosa 9 terminou a carreira comercial pelos cinemas de todo mundo com 726 milhões de dólares. O sétimo e oitavo capítulo da saga superaram a fasquia do “bilião” de dólares, com 1, 5 mil milhões e 1,2 mil milhões respectivamente.
Agora entende porque Vin Diesel vai mencionando que apenas o sucesso dita futuros filmes da saga. Na estreia mundial, o actor e também produtor, anunciou que este filme pertence a uma trilogia para encerrar a saga. Ou seja, estão previstos mais dois filmes da saga.
Entretanto, filmes derivados estão também em planeamento, como o mencionado por estes dias (mas em planeamento desde 2017) com o elenco feminino em destaque.
Ainda existe muita estrada para saga Velocidade Furiosa, falta saber se a Universal Pictures e os seus associados Original Film, One Race Films e China Film Co. continuam a entregar dinheiro para os pneus percorrerem essa estrada.
Indiana Jones e o Marcador do Destino também tem um orçamento que preocupa, sobretudo, os executivos da Disney.
O orçamento do filme ascende aos 295 milhões. São mais 100 milhões que o preço pago pela antecessora aventura.
A produção da quinta aventura cinematográfica de Indiana Jones foi extremamente dispendiosa, e isso não surpreende dada a abundância de efeitos digitais e cenários vislumbrados no trailer. O filme inclui um Harrison Ford rejuvenescido digitalmente e isso aumento em muito o custo do filme.
Da saga Indiana Jones, a maior receita mundial pertence a Indiana Jones e o Reino da Caveira com um total de 790 milhões. No entanto, será decepcionante se Indiana Jones e o Marcador do Destino atingir apenas essa receita!
Aplicando a regra – das 2,5 vezes o orçamento, já que os custos de marketing podem igualar o orçamento de produção e convém recordar a percentagem dos exibidores – Indiana Jones e o Marcador do Destino precisa de arrecadar 750 milhões de dólares apenas para pagar a despesa.
Idealmente, Indiana Jones e o Marcador do Destino necessita atingir a marca dos mil milhões de dólares nas bilheterias, para que o risco tenha valido a pena.
A nova aventura de Indiana Jones é uma produção da Disney com a LucasFilm, em associação com a Paramount Pictures, e chega aos cinemas portugueses a 30 de junho.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.