Novo filme de Aronofsky com exibição exclusiva
Darren Aronofsky, o cineasta de A Baleia, Cisne Negro, A Vida não é um Sonho, entre outros títulos de referência, tem um novo trabalho bem peculiar: Postcards from Earth.
Trata-se de uma produção imersiva preparada exclusivamente para o gigantesco ecrã do MSG Sphere em Las Vegas. Leu bem!
Os cineastas sempre se digladiaram, com os produtores, para que as suas obras chegassem ao maior número de espectadores de todo o mundo. Desta vez, Aronofsky prepara-se para estrear em exclusivo num espaço que será inaugurado em Las Vegas no próximo Outono, e onde os espectadores viverão experiências fílmicas de envolvência, para além de espectáculos pontuais e residentes, como o caso da presença da banda irlandesa U2.
Dotado de um ecrã imersivo em LED de 16K e de sistema de som diferente de qualquer outro, o local de 15 mil metros quadrados também oferece experiências 4D, com cadeiras que se movimentam e com a possibilidade efeitos ambientais, e pode receber – em cada espectáculo – entre 10 e 20 mil pessoas, dependendo do ambiente a configurar. O MSG Sphere custou um pouco mais que 2 mil milhões de dólares.
Postcards from Earth não será apenas projectado no maior ecrã LED do planeta, mas também naquele que é descrito como o que tem a maior resolução de imagem, e a “experiência imersiva numa escala incomparável” inclui ainda elementos atmosféricos como vento e odores, como parte do espectáculo sensorial.
Segundo o cineasta, Postcard from Earth é “uma jornada de ficção científica em direcção ao nosso futuro, à medida que os nossos descendentes refletem sobre a casa que compartilhamos”, disse Aronofsky. “Na melhor das hipóteses, o cinema é um meio imersivo que transporta o público para fora da sua vida normal, seja para fantasia e escape, ou para outro lugar e tempo, ou para a experiência subjetiva de outra pessoa. The Sphere é uma tentativa de aumentar essa imersão.”
Com este filme, “queríamos transmitir o sabor mais alargado possível da cornucópia da vida, da beleza natural e das realizações humanas”, descreve Aronofsky. Para atingir esse objetivo, as filmagens aconteceram em todos os continentes, com paisagens de países como Índia, Itália e imagens aquáticas filmagens nas Bahamas.
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Postcards from Earth foi produzido e realizado por Darren Aronofsky, e filmado pelo colaborador de longa data Matthew Libatique e também por Andrew Shulkin, que operou a câmara desenvolvida especialmente para este efeito, a Big Sky.
Dotada com um único sensor de imagem HDR de 316 megapixels que, de acordo com o revelado pela empresa, representa um aumento de 40x na resolução em relação às câmaras 4K existentes, segundo a Sphere Studios, “pode capturar imagens de 18K x 18K em até 120 fotogramas por segundo”. A câmara especial conta com duas lentes: uma capaz de filmar amplitude visual de 150 graus e outra com capacidade para os 165 graus, desenhada para estabilizar a imagem, permitindo, assim, filmar em espaços com trepidação, como helicópteros.
E permite usar, ainda, soluções de lente macro, como a utilizada para filmar um louva-a-deus num galho, que agora será projectado num ecrã de 20 andares de altura.
A pós-produção também tem diferenças significativas, já que é um filme de meio petabyte – ou seja, 500 000 gigabytes – e que utiliza mais de 160 mil locais de reprodução sonora (colunas distribuídas pela sala).
Na próxima viagem a Las Vegas, tem um novo compromisso na agenda:
Postcards from Earth tem estreia marcada para a sexta-feira, 6 de outubro, e conta com sessões previstas até 2024. Bilhetes já à venda.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.