Norte de Portugal em destaque em Cannes
O norte de Portugal poderia ser cenário para o próximo filme de Steven Spielberg, contudo, por equanto serviu apenas para “cenário”de uma das criatividades típicas do Primeiro de Abril.
A produção cinematográfica do norte de Portugal vai estar em destaque em maio no festival de Cinema de Cannes, no âmbito de apresentar internacionalmente a região. O destaque surge integrado no programa “La Factory des Cinéastes”, que a Quinzena de Realizadores – em paralelo ao festival de Cannes – retoma, depois de três anos de interrupção, e envolve a produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, e a francesa DW Production, de Dominique Welinski.
Ao longo do passado mês foram produzidos quatro filmes por André Guiomar, Mário Macedo, Melanie Pereira e Mariana Bártolo, em colaboração com Mya Kaplan (Israel), Dornaz Hajiha (Irão), Alex Mironescu (Roménia) e Guillermo Garcia Lopez (Espanha).
A Quinzena apresentará na sua 55ª edição, em maio de 2023, o fruto dessas colaborações: quatro curtas metragens co-escritas e co-realizadas em duplas.
Os oito cineastas selecionados também são iniciadores de projetos de longas-metragens e aproveitarão a presença na Quinzena para mostrarem os projetos aos profissionais da 7ª arte (produtores, distribuidores e vendedores).
A seleção dos quatro realizadores portugueses resultou de um processo de candidatura nacional e em avaliação esteve o currículo, assim como a existência de projetos futuros, nomeadamente a possibilidade de desenvolver uma longa-metragem.
À imprensa portuguesa, o produtor Rodrigo Areias revelou que este “É o princípio de apoio ao desenvolvimento regional, e acaba por ser um combate ao centralismo. Mas o que me interessa é ajudar as pessoas a fazer coisas e que as essas estruturas se possam desenvolver, e que possa trazer mais produção, mais emprego, mais tudo”.
A participação de Portugal conta com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, RTP, da Film Commission do Porto – FilmaPorto, das câmaras municipais do Porto e de Guimarães, da Agência da Curta-Metragem, do Festival Curtas Vila do Conde e da associação vimaranense Olho de Vidro.
A 55.ª edição da Quinzena dos Realizadores decorrerá em Cannes de 17 a 26 de maio.
Como curiosidade, cenários do norte de Portugal poderão ser brevemente identificados em filmes como:
O Corno, de Jaione Camborda
Sobre Todo de Noche, de Victor Iriarte
Safe Only, de Diogo Costa Amarante
O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias
A Pedra Espera Dar Flor, de Rodrigo Areias
Made in Dublin, de Jack Armstrong
Biscoito da Fortuna, de Raphael Vieira
Velocidade Furiosa X, de Louis Leterrier
A Sibila, de Eduardo Brito
Mal Viver, de João Canijo
Viver Mal, de João Canijo
Balas e Bolinhos: Só Mais uma Coisa, de Luís Ismael
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.