Naturezas Mortas – Lançamento BD
Em mais uma notável parceria entre a Arte de Autor e A Seita, chega ao público a obra Naturezas Mortas, um romance gráfico com argumento de Zidrou e arte de Oriol, que explora o fascinante mundo do modernismo catalão no final do século XIX. Inspirada na vida do controverso pintor Vidal Balaguer, membro de La Colla del Safrà, a história combina mistério, arte e drama num enredo intrigante e visualmente arrebatador.
Vidal Balaguer: O Pintor Esquecido
Vidal Balaguer i Carbonell (Barcelona, 1873 – ?), uma figura do movimento modernista catalão, nunca recebeu o reconhecimento que merecia, apesar de frequentar locais icónicos como o Els Quatre Gats, ao lado de artistas como Joaquim Mir. Balaguer, tal como muitos dos seus contemporâneos, participou de um período artístico vibrante, mas permaneceu uma personagem enigmática, envolta em mistério.
O Enredo de Naturezas Mortas
A trama de Naturezas Mortas centra-se na misteriosa musa Mar, que cativou inúmeros pintores com a sua beleza, sendo a inspiração de uma noite ou poucas mais. Vidal Balaguer, no entanto, apaixonou-se por ela, até ao dia em que desaparece sem deixar rasto. O desaparecimento de Mar leva Balaguer a ser atormentado pelos seus pensamentos, principalmente por ser o último a tê-la pintado, criando a famosa tela La mujer del mantón. Contudo, o mistério vai além de Mar, e a polícia começa a investigar se Balaguer está envolvido não só no desaparecimento dela, mas também de outras pessoas na Barcelona de finais do século XIX.
Uma Fusão de Artes
Zidrou e Oriol conseguem, de forma magistral, cruzar a Terceira e a Nona Artes numa fusão perfeita entre a pintura modernista e a banda desenhada. A ilustração de Oriol, desenhada num estilo que remete diretamente para os pintores modernistas do grupo La Colla del Safrà, traz uma nova dimensão à história, evocando as cores e expressividade destes mestres. A sua utilização de cores dá vida às cenas, transportando o leitor para dentro das próprias pinturas.
Sobre os Autores
Zidrou, pseudónimo de Benoît Drousie, é um dos mais prolíficos argumentistas da BD franco-belga. Reconhecido pela sua vasta obra, desde séries comerciais como Élève Ducobu, a produções mais autorais como Verões Felizes e Lydie, Zidrou explora em Naturezas Mortas um lado mais íntimo e profundo da sua narrativa.
Oriol, um dos talentos emergentes da banda desenhada espanhola, é formado pela Escola Joso de Barcelona e tem uma carreira notável na área da animação e ilustração. A sua colaboração com Zidrou em obras como La Peau de l’Ours e As 3 Frutas cimentou a sua reputação, sendo Naturezas Mortas mais uma demonstração do seu brilhantismo artístico.
Edição Especial
A edição de Naturezas Mortas inclui um extenso caderno de extras com cerca de 30 páginas, exclusivo da edição portuguesa, que explora o trabalho de Vidal Balaguer e a redescoberta da sua obra através dos traços de Oriol.
Características do Livro
- Coleção: Zidrou
- Páginas: 80 páginas
- Formato: 21 x 28,5 cm
- Cores: Capa dura
- ISBN: 978-989-9094-50-5
- PVP: 23€
- Compra com desconto e portes grátis
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.
é livro de foda?