MOTELX: Reveladas as novidades da 17ª edição
O terror regressa à capital de 12 a 18 de Setembro, com a 17ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Revelado na já habitual mítica conferência de imprensa de Julho, já sabemos algumas das novidades que vêm daí.
O grande destaque, para já, é a vinda de Brandon Cronenberg ao festival, no âmbito de apresentar, não só a sua mais recente obra, Infinity Pool, como também os outros dois filmes que fazem parte do seu percurso, numa retrospectiva que inclui Antiviral de 2012 e Possessor de 2020. O cineasta canadiano irá também estar presente numa Masterclass única, onde fãs e curiosos possam conhecer mais sobre o seu processo criativo.
Uma das primeiras grandes confirmações é a estreia europeia de A Semente do Mal de Gabriel Abrantes, o novo e muito aguardado filme realizado por um dos maiores talentos do cinema português. Outros destaques são os do incendiário Propriedade do brasileiro Daniel Bandeira; o francês Vincent Must Die de Stéphan Castang, e o vencedor da Semana da Crítica de Cannes 2023, o malaio Tiger Stripes.
A juntarem se nesta celebração do cinema está a segunda longa de Jennifer Reeder, apresentada em Berlim, Perpetrator; My Animal de Jacqueline Castel, uma visão feminina de um clássico do terror canadiano; o australiano Run Rabbit Run, e o regresso a David Farrier de Tickled, com o novo documentário/thriller a partir da investigação de um fait-divers em Mister Organ.
Celebrando o seu 50º aniversário, O Exorcista irá merecer uma exibição muito especial, com a projeção da cópia restaurada em 4K. Este ano também se celebra uma nova parceria, com o serviço de streaming português FilmTwist a encabeçar uma sessão de cinema surpresa, onde os espectadores apenas descobrem o título quando o filme começar.
Integrados na secção Quarto Perdido estão três filmes ligados ao “Mar”, em parceria com o FILMar – programa operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, que tem por missão restaurar e digitalizar cinema relacionado com o mar; podendo assistir a Tarde Demais (Portugal, 2000), Serpente do Mar (Espanha, 1985) e Os Olhos da Alma.
Entretanto, também foram reveladas as doze curtas-metragens nomeadas para o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa, que irão competir pelo prémio monetário de 5000€.
Finalmente, duas grandes novidades a nível de programação: O YouTube aliou-se à competição microCURTAS, colaborando no já curioso concurso anual; enquanto que o GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa alia-se ao festival para uma programação especial paralela, que inclui a exibição de The Witch de Robert Eggers, apresentado pelo seu produtor Rodrigo Teixeira, que vem a Lisboa desenvolver um workshop de produção.
https://www.youtube.com/watch?v=OdT_lhTvNxU&pp=ygUGbW90ZWx4
Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.