Mestres do Ar: a nova série Spielberg/Hanks que quase foi filmada em Portugal
A Apple TV+ revelou as primeiras imagens de Mestres do Ar, a próxima série dramática ambientada na Segunda Guerra Mundial. A minissérie de nove episódios estreia em exclusivo na plataforma da Apple TV+ na sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 com dois episódios; um novo episódio será lançado durante as sextas-feiras seguintes, até 15 de março de 2024.
Reunindo a premiada equipa composta por Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goetzman, responsáveis por Irmãos de Armas e The Pacific, Mestres do Ar é um drama cheio de acção que acompanha a história real de um grupo de bombardeiros americanos na Segunda Guerra Mundial.
O elenco da série é liderado pelo recém-nomeado ao Oscar Austin Butler, incluindo ainda Callum Turner, Anthony Boyle, Nate Mann, Rafferty Law, o também nomeado ao Oscar Barry Keoghan, Josiah Cross, Branden Cook e Ncuti. Gatwa.
“Mestres do Ar é uma homenagem aos bravos homens da 8ª Força Aérea, que, através da sua coragem e fraternidade, ajudaram a derrotar a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial”, disse o produtor executivo Gary Goetzman.
“Tom e Steven sempre quiseram adaptar cinematograficamente o que nosso autor Don Miller chamou de ‘evento singular na história da guerra’. Estamos entusiasmados que o Apple TV+ nos tenha dado a oportunidade de combinar os esforços de tantas pessoas talentosas, no ecrã e atrás das câmaras, para contar esta importante história.”
Baseado no livro homônimo de Donald L. Miller e com argumento escrito por John Orloff, Mestres do Ar segue os homens do 100º Grupo de Bombardeios (o “Centésimo Sangrento”) enquanto eles conduzem perigosos ataques de bombardeio sobre a Alemanha nazi e lutam contra com as condições frias, a falta de oxigênio e o terror absoluto do combate conduzido a 25.000 pés de altitude.
Retratar o preço psicológico e emocional pago por esses jovens ao ajudarem a destruir o horror de Hitler está no cerne de “Mestres do Ar”. Alguns foram abatidos e capturados; alguns foram feridos ou mortos. E alguns tiveram a sorte de voltar para casa. Independentemente do destino individual, um tributo foi cobrado de todos eles.
Desde os campos e aldeias do sudeste de Inglaterra, até às duras privações de um campo de prisioneiros de guerra alemão, e retratando um momento único e crucial na história mundial, Mestres do Ar é enorme tanto em escala como na abrangência da história, sendo uma genuína conquista cinematográfica.
Original da Apple Studios, Mestres do Ar “tem produção executiva de Spielberg, através da Amblin Television, e Hanks e Goetzman, da Playtone. Darryl Frank e Justin Falvey, da Amblin Television, são co-produtores executivos ao lado de Steven Shareshian, da Playtone. Além de escrever, o co-produtor executivo de Orloff. Graham Yost também é co-produtor executivo.
A determinado momento, Portugal foi considerado para receber as filmagens da série. Devido à falta de instalações disponíveis para filmar em Inglaterra, a produção equacionou filmar cenas para Mestres do Ar em estúdios localizados no Algarve.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.