MEO XL GAMES termina com balanço positivo
O MEO XL GAMES encerrou a sua tour pelo país em 2023, levando à Exponor em Matosinhos, entre os dias 23 e 26 de Novembro, vários conteúdos da indústria de videojogos, gaming e esports em Portugal.
Através de uma nota distribuída pela imprensa foi possível apurar que mais de 38.000 entusiastas de videojogos, durante 4 dias, rumaram à Exponor, e mais de 305 mil assistiram à stream na Twitch da RTP Arena.
Com a adesão por parte de vários nomes da indústria, marcas e ligas profissionais de esports, o MEO XL GAMES, foi palco das novidades do mundo dos videojogos e das principais competições nacionais, com destaque, para as presenças da PlaySation Portugal, Nintendo Ibérica, SEGA, Microids, Capcom, 2KGames, Take-two Interactive, ASUS Rog, AOC Gaming, OMEN by HP, Worten Game Ring, Radio Popular; ESC online Master League Portugal by ROG e FPF Christmas Challenge.
O Festival Indie X marcou presença também, preenchendo a área de jogos indie, e dando sequência à missão do MEO XL GAMES, que tem como objetivo a projeção e o networking internacional dos criadores e empresas de videojogos portugueses.
Além disso também existiram espaços temáticos, salão de jogos com pinballs e arcade games, retrogames com a história dos videojogos, espaço de realidade virtual e simuladores de última geração, Worten Game Ring Player’s Club, Arena ASUS Rog Fortnite, Arena AGON/AOC Counter Strike, OMEN by HP com Rocket League, Radio Popular League of Legends e Fall Guys, Nintendo Arena, Banzai Noodles Mortal Kombat 1, Monster Energy Call of Dutty MW III e MEO Game On Speed Test.
A visita de criadores de conteúdos do Youtube e da Twitch, foi um dos pontos altos no MEO XL GAMES, destacando-se no evento as presenças de Wuant, D4rkframe, Zorlak, Daizer, PedroTim, Sara Rechena, Jamie Drake, Lilionscreen, Cardoso, Ruiplay, Franciso Trezentos, JOliveira, Fox, ColdZera, entre outros.
O Serviço Educativo MEO XL GAMES powered by AOC Philips, dedicado a alunos e professores do ensino básico ao ensino superior, promoveu o conhecimento relacionado à produção de jogos digitais e realizou fóruns de discussão sobre profissões do futuro associadas a videojogos. Indie X, APVP, Univ. Lusófona do Porto e Sharkcoders coordenaram um vasto programa de ações e atividades que se distribuíram por vários auditórios e espaços do evento, e que registou a participação de mais de seis mil e duzentos alunos e professores.
Ainda dentro do Serviço Educativo, e com forte participação de alunos e professores do ensino superior, o MEO XL GAMES acolheu a realização do primeiro evento Gamibérica – Iberian Games Summit com a participação de Associações, Universidades e Organizações (governamentais e não-governamentais), a Entrega de Prémios da 9ª Edição dos PlayStation Talents em Portugal, que teve como vencedor o jogo Hexrite, produzido pela Phabula, e ainda, a Edição Game Dev Meet de Novembro, que lotou o grande auditório Exponor.
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.