Marco Horácio apresentou projeto ligado à banda desenhada
No passado dia 25 de Março às 18:30, o conhecido humorista, ator e cantor, Marco Horácio, esteve na FNAC do Colombo para apresentar o seu novo projeto, desta vez ligado à Banda Desenhada. E se acharam estranho, eu referir a hora, mais à frente, já vão perceber porquê…
No projeto denominado “Marco ao Quadrado” numa designação de autêntico duplo sentido, Marco Horácio aliou-se à nossa bem conhecida Joana Rosa, criadora da saga TMG – The Mighty Gang, para desenhar a suas ideias e a Carlos Fernandes para lhes dar vida.

Assim todas as terças e quintas feiras, às 19:00 horas, no Instagram de Marco Horácio estará disponível uma nova tira, que nas suas palavras “são resultado de um projeto que transforma piadas afiadas, observações certeiras e momentos do dia a dia em tiras de banda desenhada cheias de humor.”
Nesta tiras iremos encontrar um constante diálogo entre o atual Marco Horácio e um fantoche que mais não é do que um Marco com menos 20 ou 30 anos, ainda cheio de ideais, rebelde, inconformado, sem grandes filtros e sempre com a resposta na ponta da língua. Horácio partilha aqui o seu lado irónico e sarcástico, que também utiliza em várias das suas criações, como seja o caso de Rouxinol Faducho.
Referindo as atuais dificuldades de quem procura fazer humor em Portugal e no mundo, a criação deste alter-ego da sua juventude é uma espécie de catarse de tudo aquilo que ele gostaria de dizer, de uma forma leve, mas muito concreta e direta.

Desta interação resultam tiras humorísticas de 4, 5 ou 6 quadrados, que nos farão rir, sorrir, e principalmente pensar.
Marco Horácio não quis trabalhar demasiado os textos, para garantir uma base mais direta e genuína, de forma a serem mais facilmente apreendidos pelo público, dando depois total liberdade à criação artística de Joana Rosa.

Às 19:00, e em direto na apresentação, Marco Horácio publicou a sua primeira tira, tendo depois em conversa com a Central Comics, referido que a BD também fez parte da sua formação, nomeadamente através das revistas Disney da Editorial Abril, o mesmo tendo acontecido inicialmente com Joana Rosa. Falando sobre o processo de trabalho dos dois autores, Marco envia várias histórias para Joana, que depois de as escolher e desenhar, as devolve a Marco para aprovação ou alteração, num processo muito dinâmico e sempre baseado no diálogo.
Mais tarde e através de um trabalho com Carlos Fernandes, as tiras irão ganhar vida e som, para serem apresentadas na televisão, em pequenos vídeos de aproximadamente 30 segundos.
Numa outra fase, não se excluí a possibilidade da recolha em livro das tiras entretanto divulgadas.

Se não está a ler ou não tem um livro na mão… By Jove, algo se passa!!!