John Wick: quinto filme em dúvida
John Wick: Capítulo 4 está a impressionar os espetadores portugueses e de todo o mundo.
Qual Sísifo contemporâneo, este John Wick vive aprisionado a um trabalho cansativo e rotineiro. Ele simplesmente levanta-se para enfrentar tudo de novo. Sobreviver é a sua especialidade!
John Wick
O sucesso deste novo capítulo, das aventuras cheias de ação de John Wick, já levou os executivos da produtora Lionsgate a clamarem publicamente por mais um filme.
Compreende-se, a cada filme a qualidade das cenas e da história tem-se aliado ao aumento de espetadores nas salas de cinema.
Agora, foi o realizador da saga, Chad Stahelski que revelou alguns detalhes sobre os planos de trabalho iniciais, ao mencionar que foi pedido para fazer um Capítulo 4 e um Capítulo 5 juntos, filmando consecutivamente os dois títulos.
Filmar dois filmes de uma só vez
Stahelski revela que depois do Capítulo 3 – Implacável, a Lionsgate abordou-o com a ideia de filmar consecutivamente os dois próximos títulos e ele recusou a ideia. Intimidado com a proposta, mas satisfeito pela confiança depositada, a imprensa especializada cita o comentário do realizador
“Já participei em projetos que fizeram dois filmes simultaneamente e, [pelo menos] para mim, não sei como fazer. Criativamente, não sei como entender isso. Acho que a melhor parte é que, depois de cada John Wick, tirei dois anos para viver e melhorar; viajar, ler mais e melhorar. Não sei como fazer um filme consecutivo e melhorar no segundo. Você veria John Wick 4 e depois John Wick 4B, certo? Mesmos movimentos de câmara, as mesmas cores, a mesma ação, o mesmo estilo de coreografia, as mesmas histórias. Eu não tinha tempo para ser influenciado pela vida e trazê-la de volta, então pensei que era seria uma espécie de engano.”
Capítulo 4
Depois que o Capítulo 4 apresentou algumas adições incríveis ao elenco, Stahelski menciona com quem ele adoraria trabalhar numa possível continuação, citando vários nomes, incluindo Cillian Murphy, Jason Momoa, Christian Bale, Matt Damon, Chris Hemsworth, Hugh Jackman, bem como algumas escolhas óbvias da lista de desejos, como Jackie Chan, Jet Li, Sylvester Stallone e Clint Eastwood.
Apesar do argumento de Capítulo 4 ser conclusivo, Keanu Reeves revelou que estaria disposto a regressar em John Wick 5, mas apenas se o realizador Chad Stahelski estiver envolvido.
De qualquer maneira, este último passeio coloca uma pedra na jornada do personagem central, deixando-o a descansar após quatro episódios de caos sem fim. Será que Wick encontrou finalmente a liberdade dos deuses e a paz junto da sua amada?
John Wick Capítulo 5
Sobre a continuação, o executivo da Lionsgate Joe Drake revelou que vão rabiscar algumas ideias e entender se existe alguma confiável para o quinto filme. No imediato, pretende dar descanso a Keanu Reeves, até porque o filme só estreia no Japão em meados do segundo semestre deste ano.
E quando estiverem em Tóquio, para a antestreia japonesa, talvez escrevam algumas ideias nos guardanapos e se algumas persistirem talvez avancem. O executivo do estúdio produtor é muito claro ao afirmar que Keanu e Stahelski são muito cautelosos sobre enganarem o espetador, portanto “certamente teremos muito trabalho pela frente”.
Os derivados
Apesar de estarem a ser trabalhados produtos derivados, como Ballerina (estreia em 2024, com Ana de Armas e Keanu Reeves. A história acontece o Capítulo 3 e o 4) e The Continental (série do Prime Video com Colin Woodell, Mel Gibson, Ayomide Adegun e Ben Robson. A história acontece nos anos ’70.), a produtora Erica Lee também pensou em expandir a história de Bowery King, de Laurence Fishburne, e o novo personagem de Akira, de Rina Sawayama, já que teve uma tremenda aceitação do público e que poderia viver mais aventuras no ecrã.
Lance Reddick, falecido em março de 2023, despede-se do grande ecrã como Charon em Ballerina.
Leia aqui a nossa análise a John Wick: Capítulo 4.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.