Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Ys Origin – Análise

 Ys Origin

Ys Origin chegou à Nintendo Switch, uma consola que já está recheada de JRPGs. O que terá este de novo?

Antes de mais, é necessário constatar que Ys Origin é uma prequela dos Ys anteriores, tal como o nome diz. Além disso, também não é um jogo completamente novo, já que foi inicialmente lançado em 2013 e ao longo dos anos lançado noutras consolas, tendo agora chegado à consola híbrida da Nintendo.

Em termos de história temos como objetivo defender uma deusa e como tal, nós somos um viajante de Ys, podendo assim escolher uma de duas personagens: ou uma cavaleira chamada Yunica Tovah ou um mago que tem como nome Hugo Fact. Durante o jogo, no meu caso, decidi escolher o nosso mago, já que seria uma experiência nova para mim, que é a primeira vez que entro de cabeça num jogo da série Ys e que não costumo jogar muito com magos.

 Ys Origin

Em termos gráficos é um jogo interessante: ao início não conseguia distinguir se era 2D ou 3D, mas, enquanto avançava, deparei-me com a definição perfeita: jogo isométrico em 2.5D. Portanto, temos bastantes objetos em 3D e 2D, mas tudo visto numa visão isométrica. Não diria que se trata de algo que considero fantástico ou, até mesmo arriscando um pouco, inovador. Na realidade, senti que apenas funcionava na perfeição e que se enquadrava no jogo. Tal como a banda sonora que é bastante coerente, mas, ao mesmo tempo não é nada de especial e, portanto, tenho pouco a dizer sobre a mesma.

 Ys Origin

O que é incrível, no entanto, é a jogabilidade. Estamos perante um JRPG em que o combate acontece em tempo real e tudo sem ir por lugares de combate por turnos, como habitual. O facto de combatermos em território dito “normal” encantou-me, fazendo-me assim ver que também se tratava de um jogo de ação. Além disso, o combate é bastante simples e fácil de se aprender, o que torna ainda mais interessante o jogo. O que poderá complicar, no entanto, é mesmo as batalhas contra os chefes que, por muito intensas que sejam, podem acabar por fazer com que o jogador se canse um pouco. Estar a combater o mesmo chefe durante uma ou duas horas, pode tornar-se irritante, mas, acaba por ser necessário para conseguirmos decorar todos os padrões e ataques que ele irá usar. Se não estamos feitos ao bife! Neste caso, a sorte não se aplica, apenas a criatividade e estratégia do jogador.

Resta concluir que, Ys Origin é a entrada perfeita para jogadores que queiram embarcar nesta série. Um jogo com uma história capaz de encantar qualquer jogador de JRPGs e com uma jogabilidade bastante única.

Nota Final: 8/10

Ys Origin está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation Vita e Nintendo Switch

Desenvolvedor/ Distribuidor: DotEmu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights