Jogos: Warside – Primeiras Impressões
Warside revive o espírito dos jogos clássicos por turnos com uma reviravolta moderna e design simplificado.
Jogo: Warside
Disponível para: PC
Data de Lançamento: 28 de Janeiro de 2025
Estúdio: LAVABIRD
Editora: First Break Labs
Confesso que o jogo chamou-me logo à atenção pela sua pixel art estilizada, que em parte lembrou-me Advance Wars e Wargroove, e apresenta um mundo cuidadosamente trabalhado onde os jogadores comandam forças pelo ar, terra e mar.
Outro dos aspectos muito positivos, são os mais de 25 tipos de unidades presentes, em que cada unidade possui diferentes pontos fortes, incentivando os jogadores a considerarem sinergias, terrenos e tempos de ação com precisão.
A jogabilidade central gira em torno da escolha entre 12 Comandantes distintos, cada um com habilidades específicas e Poderes de Batalha. Esses poderes podem alterar o curso de uma partida, recompensando a posição estratégica e o tempo tático. Esta diversidade faz com que cada partida seja única, oferecendo estilos de jogo que vão desde táticas agressivas a defesas robustas, ou ainda abordagens balanceadas.
Para além da campanha single-player, Warside aposta no multiplayer como um dos seus grandes trunfos, com batalhas competitivas e um editor de mapas que permite criar e compartilhar cenários personalizados. Esta funcionalidade, voltada para a comunidade, encoraja a que o jogo seja quase infinito.
Embora não reinvente o género, Warside surge como uma homenagem cuidadosa ao estilo, com atualizações de qualidade que se alinham às expectativas modernas dos jogadores. Se o equilíbrio de jogo se mantiver e a base de jogadores ativos prosperar, Warside pode tornar-se um favorito entre novatos e veteranos de estratégia.
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.