Jogos: Steamworld Build – Análise
Steamworld Build apresenta uma nova forma de ver a franquia, mas ao mesmo tempo mostra que está cansada.
Steamworld desde 2010 que apresenta constantemente novos jogos que tem passado pelos mais variados géneros, seja metroidvania, estratégia, RPG e agora, neste caso, estamos perante um simulador de gestão e construção.
O jogo começa com uma introdução calma, onde construimos uma cidade fronteiriça de robôs steampunk colocando edifícios pequenos e conectando-os com estradas. É uma abordagem deliberadamente simples da construção de cidades.
Existem um grande foco na criação de cadeias de suplementos que refinam recursos de forma a poder ajudar com a expansão de toda a cidade. As casas geram trabalhadores, necessários para operar vários outros edifícios. À medida que vamos atingindo “marcos” de população, novas necessidades são reveladas.
Uma das características mais impressionantes de SteamWorld Build é a opção de extração de minérios subterrânea. Uma vez que a cidade esteja a funcionar, podemos começar a extração, criando assim um mapa novo e mostrado que existe um segundo jogo aqui inserido.
Em termos gráficos e sonoros, a verdade é que temos várias misturas que juntas acabam por criar algo de incrível. O resultado é um mundo de jogo estilisticamente comparável a franquias muito maiores e mais estabelecidas. Os robôs pateticamente estilizados que se arrastam ao som das mesmas faixas de guitarra country-western com as suas vozes igualmente patetas são talvez um dos maiores atrativos do jogo, tal como já acontecia com os jogos anteriores.
No entanto, apesar desses aspectos positivos, a campanha do jogo acaba por se prolongar em demasia. As primeiras horas do jogo são divertidas, graças à maneira como usa perfeitamente os pequenos pormenores habituas do género e os simplifica para criar um loop de jogabilidade mais amigável para novos jogadores. No entanto, acaba por se manter sempre igual durante toda a campanha, o que leva a que ao fim de algumas horas já tenhamos visto tudo.
Em conclusão, SteamWorld Build é um jogo único e charmoso que oferece uma abordagem refrescante do género de construção de cidades. Embora possa não ser perfeito, as suas funcionalidades e visuais encantadores tornam-no num jogo interessante para jogar, nem que seja num fim-de-semana.
Nota: 7/10
Steamworld Build está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch (versão jogada)
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.