Jogos: Samurai Warriors 5 – Análise
Samurai Warriors 5 chega às consolas e ao PC pronto para derrotar hordas de inimigos. Mas será o suficiente?
Samurai Warriors é uma das séries do género musou mais antigas que existem e, talvez, tenha sido aquela que tornou popular o género que, de certa forma, já acabou por enverdar por outras franquias famosas, tanto a nível de videojogos (não podemos esquecer que séries como The Legend of Zelda e Fire Emblem já tiveram a sua versão musou) e até em animes ( One Piece já tem quatro entradas sob a chancela de Pirate Warriors). Com isto, o que quero dizer é que, de alguma maneira Samurai Warriors tinha que tentar inovar nesta nova entrada.
Foi exatamente com a afirmação anterior que a Koei Tecmo e a Omega Force desenvolveram Samurai Warriors, continuando a manter-se o que conhecemos como um tradicional do género, mas ao menos tempo tenta inovar com as Ultimate Skills que fazem com que hordas de inimigos que inicialmente poderiam parecer complicadas, sejam eliminadas com uma facilidade tremenda. Portanto, temos algo velho com um cheiro a novo, tornando-se assim uma forma de deixar os jogadores ainda mais empolgados e com vontade de regressar a esta série. Também devo dizer que, ter 27 personagens jogaveis é algo de louvar, pois torna assim o leque de escolha ainda mais agradável.
A história do jogo, por sua vez, passa-se no final da Guerra Onin, no periodo Sengoku e conta a história de dois génios militares da altura, nomeadamente Nobunaga Oda e Mitsuhide Akechi. Estes dois são as nossas personagens principais e, conseguir ver os dois lados da moeda de uma guerra é algo soberbo. Especialmente se tivermos em conta que, no meio destes jogos todos, ainda encontrarem bom material para contar uma bela história, é algo que é necessário e torna-se também dificil conseguir ver nas próximas entradas.
Por outro lado, a nível de jogabilidade e sonoro é o que já foi falado acima. Inovou-se bastante em termos de jogabilidade, mostrando assim novas formas de podermos conquistar os locais pelos quais combatemos, mas, no fundo, continua a ser um musou no final do dia. Além disso, a nível sonoro não há muito a acrescentar, já que são pequenos comandos de voz que vamos ouvindo principalmente. No entanto, gostava de dar destaque ao facto de graficamente o jogo ter sido reconstruido, tal como as suas personagens, dando assim uma lufada de ar fresco.
Resta concluir que, Samurai Warriors 5 chega ao mercado como uma nova entrada do género mas que, por necessidade, tenta inovar ganhando assim um novo valor.
Nota Final: 7/10
Samurai Warriors 5 está disponível para Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC
Desenvolvedor: Koei Tecmo, Omega Force
Editora: Koei Tecmo
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.