Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos – Primeiras Impressões: LEGO® Horizon Adventures

Tivemos a oportunidade de um jogar os momentos iniciais de LEGO® Horizon Adventures. Será que estamos entusiasmados para o jogo final?

LEGO® Horizon Adventures   

Jogo: LEGO® Horizon Adventures
Disponível para: PC, Nintendo Switch, PlayStation 5
Versão jogada: PlayStation 5
Data de Lançamento: 14/11/2024
Estúdio: Studio Gobo, Guerrilla Games
Editora: Sony Interactive Entertainment

LEGO® Horizon Adventures

Quando LEGO® Horizon Adventures foi anunciado, devo confessar que, por um lado estava espantado, mas, por outro pareceu-me o decorrer natural da coisa. A verdade é que, nunca esperei que uma franquia da Sony fosse adaptada ao universo LEGO, mas, ao mesmo tempo sabia da existência do modelo LEGO do Pescoçudo (entretanto descontinuado), que se tornou rapidamente uma surpresa tanto em termos de vendas, como no estatuto de culto que recebeu por parte dos colecionadores dos modelos da intemporal empresa dinamarquesa.

Ao sermos convidados as secções iniciais do jogo, decidi abraçar essa oportunidade, principalmente porque, além de ter jogado as entradas principais da franquia, tinha uma curiosidade vasta em entender como é que um jogo tão sério, iria integrar-se no universo da LEGO, que é conhecido por ser mais relaxado e cheio de situações patetas. A resposta chegaria rapidamente, pois conseguiram integrar as principais características e adaptá-las a um mundo completamente diferente, mesmo mantendo a sua imagem.

LEGO® Horizon Adventures

 De forma a explicar melhor esta visão, vou dar o exemplo da Aloy. Quando nos explicam a história de Aloy em LEGO® Horizon Adventures, além de ser uma versão bastante resumida, acaba por ter também muitas piadas à mistura. Além disso, para descobrirmos como utilizamos algumas mecânicas ao longo da nossa aventura, tornam-nas ainda mais intuitivas.

Confesso que, no entanto, senti um pouco de dificuldade em entender a jogabilidade. Por um lado, continua a ser o tradicional LEGO: encontrar segredos, seguir pelos níveis até ao seu final, mesmo que façamos algumas paragens pelo caminho e batalhar contra inimigos. No entanto, existem mecânicas de combate (mais relacionadas com a própria Aloy) que me deixaram um pouco com reservas, já que podem ser difíceis de entender inicialmente, enquanto estamos nas primeiras fases, mas, ao longo da aventura vamo-nos adaptando.

Graficamente, o jogo adota a postura LEGO, seja na questão das piadas gráficas, seja na forma como o mundo é construído. Nunca pensei que iria gostar tanto de ver o mundo de Horizon expandido para LEGO, mas, a verdade é que assenta como uma luva e os fãs dos jogos originais vão reparar em alguns pormenores que reconheceriam instantaneamente do mundo original. Gostava também de referir que fiquei encantado com a dobragem, principalmente porque a dobragem portuguesa mantém os atores de voz que os jogos originais, tornando-se assim um produto mais fiel.

LEGO® Horizon Adventures

Para concluir, LEGO® Horizon Adventures tem potencial para ser um grande pilar na franquia oriunda da Guerrilla Games. É uma forma mais simples e relaxada de conhecer este mundo de ficção científica e os seus habitantes, além de que se torna assim uma forma de apresentar uma das personagens da Sony aos mais novos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights