Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Pikmin 1+2 HD – Análise

Os adoráveis Pikmin regressam à consola híbrida da Nintendo. Será que vale a pena jogar a franquia desde o principio?

 

Pikmin

Com a chegada de Pikmin 4 no final de Julho, eis que a Nintendo decidiu colocar os jogos originais na Nintendo Switch. O Pikmin original foi lançado em 2001 para a Gamecube e mostrava na altura uma das premissas mais interessantes da geração em que se encontrava.

A história de Pikmin é simples, mas encantadora. O capitão Olimar é um astronauta que está em missão para entregar carga quando sua nave é danificada por um meteoro. Olimar cai num planeta misterioso e deve usar a ajuda dos Pikmin para encontrar as peças de sua nave e consertá-la para que ele possa voltar para casa. A história é contada através de uma série de cutscenes e relatórios Pikmin. Os relatórios Pikmin são escritos por Olimar e fornecem detalhes sobre o planeta, os Pikmin e o progresso de Olimar.

Os Pikmin são divididos em três tipos: vermelho, amarelo e azul. Cada tipo de Pikmin tem os seus próprios pontos fortes e fracos. Os Pikmin vermelhos são fortes e podem atacar os inimigos, os Pikmin amarelos são leves e podem ser arremessados mais longe e os Pikmin azuis podem nadar debaixo de água. Os jogadores devem usar os Pikmin para explorar o planeta, encontrar as partes da nave de Olimar e derrotar os inimigos. Os Pikmin podem ser comandado para realizar uma variedade de tarefas, como carregar objetos, atacar inimigos e nadar. Os jogadores também devem ter cuidado para não deixar os Pikmin morrer, pois eles serão perdidos permanentemente se o fizerem.

Os gráficos em Pikmin são simples, mas eficazes. O planeta é representado num estilo colorido de desenho animado, e os Pikmin são criaturas adoráveis. Os visuais do jogo são aprimorados pelo uso de cel-shading. Porém, parece-me que nesta versão remasterizada continuamos a ter o gráficos habituais com pequenas melhorias, que são muito difíceis de detetar ao olho nu, retirando os vídeos que estão na sua versão grandiosa. A banda sonora é animada e alegre, e combina perfeitamente com o tom do jogo. A música também é usada com grande efeito durante as batalhas contra chefes do jogo.

Pikmin 2

Saltando agora para 2004, Pikmin 2 surge como uma sequela que ninguém esperaria, encontrando na mesma casa na Nintendo Gamecube.

Desta vez, Olimar é acompanhado por mais dois tipos de Pikmin, nomeadamente o roxo e o branco, que tais como os já conhecidos tem os seus próprios poderes. Os roxos podem partir superfícies duras, enquanto o branco pode cavar.

Pikmin 2

A história de Pikmin 2 começa onde o primeiro jogo parou. O capitão Olimar voltou ao planeta desde o primeiro jogo para encontrar um tesouro para saldar a sua dívida com sua empresa. Olimar junta-se ao seu colega de trabalho Louie e juntos eles exploram o planeta em busca de um tesouro. A história de Pikmin 2 é mais complexa do que a história do primeiro jogo. Existem mais personagens, mais subtramas e mais mistérios a serem resolvidos. A história é contada através de uma série de cenas, relatórios Pikmin e tesouros.

Os gráficos em Pikmin 2 são uma melhoria significativa em relação aos gráficos do primeiro jogo. O planeta é renderizado em um estilo mais detalhado e realista, e os Pikmin estão ainda mais adoráveis do que antes. Os visuais do jogo são aprimorados pelo uso de cel-shading. Mesmo assim, mantenho a mesma queixa do primeiro jogo em relação à remasterização. A banda sonora continua a ser perfeita.

Pikmin 2

Por fim, gostava de dizer que tanto Pikmin, como Pikmin 2 são jogos de estratégia em tempo real encantadores e viciantes. A jogabilidade simples, mas eficaz, é perfeitamente complementada pelos seus gráficos coloridos e banda sonora animada. Uma boa opção para quem quiser conhecer a série.

Nota Final: 9/10

Pikmin 1 e Pikmin 2 estão disponíveis na Nintendo Switch. Podem ser comprados em separado ou em conjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights