Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Minami Lane – Análise

Minami Lane é a prova de que é possível fazer um jogo de gestão de cidades bastante diferente do que estamos habituados.

   Minami Lane
 

Todos nós, a certo ponto na vida, já jogamos algum jogo de gestão de cidades, ou até mesmo, de gestão de quintas. Sejam os grandes e complexos City Skylines ou SimCity, passando por Stardew Valley, já vivemos inúmeras experiências. Quando peguei em Minami Lane, pensava em algo do género, mas, a verdade é que saiu algo completamente ao lado daquilo que tinha em mente.

A ideia principal do jogo é toda feita através de uma rua apenas, onde o nosso objetivo acaba por ser bastante básico: começamos com uma rua vazia, onde a nossa tarefa é construir casas, lojas e vários edifícios, todos contribuindo para uma atmosfera acolhedora. O jogo inclui uma loja de ramen, uma loja de chá boba, uma livraria, um bar de karaoke, um parque, diferentes tipos de casas para jovens e idosos, entre outros tipos de edifícios que podemos ir encontrando ao longo da nossa sessão de jogo.

Minami Lane

Mas, o mais interessante foi mesmo descobrir que tínhamos certas missões para cumprir, de forma a avançarmos de “nível” por assim dizer, já que temos que ir atraindo certos tipos de residentes para a nossa rua.  Como tal, para atrair mais residentes, precisarás de construir casas. Os novos moradores irão, então, necessitar de lojas específicas, e cabe a ti ajustar as tuas ofertas para atender às suas necessidades. Isto é crucial, pois o que vendes tem um impacto direto na satisfação deles. Felizmente, podes clicar em cada pessoa para ver exatamente o que ela precisa.

Manter a tua rua atrativa também é fundamental para garantir a satisfação. Podes melhorar a aparência de cada edifício, e há edifícios especiais, como parques, que servem especificamente para embelezar a rua. Além disso, à medida que os pequenos residentes compram itens nas tuas lojas, ganhas dinheiro, que podes usar para construir mais edifícios.

No final de cada dia, receberás um resumo da satisfação da cidade, incluindo o que os residentes gostaram ou não gostaram. Isto dá-te a oportunidade de fazer ajustes—seja aperfeiçoando as tuas receitas, mudando as tuas ofertas, ou melhorando o layout da tua rua. Gostei principalmente deste ponto, pois assim conseguia vigiar com mais atenção a minha rua.

Minami Lane

Gostava também de referir que, a nível de gráficos e banda sonora, o facto de ser tudo bastante desenhado à mão e, de certa forma, fazer com que esteja mais simples e calmo, faz com que o jogador se sinta mais emerso em todo o ambiente de jogo que o rodeia. Dar destaque à tradução também seria algo que gostaria de fazer, mas, sendo esta em Português do Brasil perde alguns pontos.

Podemos também acelerar o dia, o que é útil para aqueles que se sentirem ansiosos para continuar a construir mais. Mas atenção pois existem eventos diários que podem, aleatoriamente, recompensar-te ou penalizar-te com dinheiro, oferecer descontos em edifícios ou fornecer dicas para ajustar preços.

Para completar, o modo de missões é divertido, embora não seja particularmente desafiante, e é melhorado pelas missões opcionais, que são mais difíceis. Além do modo de missões, há um modo sandbox que permite jogar sem restrições. Existem duas opções de sandbox: um modo limitado com menos dinheiro e requisitos específicos para os edifícios, e um modo ilimitado com mais dinheiro e sem restrições.

Minami Lane

Resta concluir que, Minami Lane é um jogo divertido e que acaba por ser uma proposta diferente da gestão de cidades. Preparados para construir a rua perfeita?

Nota: 7/10

Minami Lane está disponível para PC e Nintendo Switch (versão jogada)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights