Jogos: Final Fantasy 16 – Análise
Final Fantasy 16 chegou para fazer furor no mundo dos RPG’s. Mas será bem assim?
Final Fantasy 16 chega como um exclusivo da PlayStation 5, estando agora em vista uma versão para PC que ainda se encontra em desenvolvimento. Um dos grandes fatores deste jogo é ter-se tornado completamente um RPG de ação, ao invés de ser por turnos como normalmente estamos acostumados com a franquia. Convém, no entanto dizer que esta frase não é a mais verdadeira de todas, pois Final Fantasy 15 e Final Fantasy 7 Remake já mostravam um pouco do que a série se iria tornar ao longo dos tempos.
A história que nos é contada é bastante sombria, com temas de vingança e perda. Os personagens são bem desenvolvidos e relacionáveis, e o enredo é cheio de reviravoltas que manterão os jogadores em dúvida. O jogo passa-se na terra fictícia de Valisthea, um continente abençoado com cristais que concedem poderes mágicos ao povo. A história segue Clive Rosfield, o segundo filho do arquiduque de Rosaria, enquanto ele busca vingança pela morte do seu irmão Joshua.
Tal como já referi anteriormente, e agora falando um pouco da jogabilidade, Final Fantasy 16 é um RPG de ação com foco em combate rápido. Os jogadores controlam Clive enquanto ele luta contra inimigos usando uma variedade de armas e habilidades. O sistema de combate é baseado num sistema de combos, que podem ser encadeados para criar ataques devastadores. Os jogadores também podem usar magia para aumentar os seus ataques ou se curar.
Os gráficos em Final Fantasy 16 são dos melhores que já vimos na série. O mundo de Valisthea é lindamente renderizado e os modelos de personagens são incrivelmente detalhados. O jogo também apresenta alguns efeitos especiais incrivelmente impressionantes, como a forma como os feitiços são renderizados.
Masayoshi Soken, que também é conhecido pelo seu trabalho em Final Fantasy XIV volta para compor a música deste jogo. A banda sonora é épica e dramática e complementa perfeitamente a história e o cenário do jogo.
Final Fantasy 16 é um excelente jogo que com certeza vai agradar os fãs da série. O combate é rápido e emocionante, a história é sombria e envolvente e os gráficos são alguns dos melhores da série. Se o leitor está à procur de um novo jogo Final Fantasy para jogar, ou até mesmo de um RPG, definitivamente vale a pena conferir o Final Fantasy 16.
Nota Final: 9/10
Final Fantasy 16 está disponível em exclusivo para a PlayStation 5
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.