Jogos: Felix the Cat – Análise
Felix The Cat regressa às consolas numa compilação que deixa um pouco a desejar.
Devo dizer que Felix The Cat para a NES foi um jogo que passei bastantes horas a jogar quando era mais novo. Mesmo não sendo um jogo lançado durante a minha infância/adolescência, a verdade é que o bichinho do retro sempre teve dentro de mim e tinha alguma curiosidade em conhecer jogos das gerações anteriores. Claro que quando vi esta reedição em formato de compilação tive de a jogar.
Tenho, no entanto, a dizer que saí um pouco desiludido. Um ponto forte é definitivamente o facto de a jogabilidade permanecer fiel aos originais. Controlamos Felix, enquanto navegamos por mundos cheios de inimigos, obstáculos e power-ups.
Falando da versão NES, que é definitivamente a que conheço melhor, os gráficos mantém-se iguais com algumas melhorias, mas mesmo que para uns pareçam datados, na minha opinião estão no ponto perfeito. Nunca tinha jogado a versão Game Boy, mas, pelo que entendi é o mesmo jogo só que aplicado a um formato diferente, mantendo-se assim fiel ao que era anteriormente.
No entanto, este relançamento acaba por tentar trazer melhorias, que considero que não seriam necessárias. Entendo a existência do Save States e do Retroceder, mas também considero que colocam o jogo mais fácil do que deveriam ser. Se anteriormente o fazíamos porque é que algo temos a oportunidade de voltar atrás jogar após uma morte frustrante ou experimentar diferentes abordagens sem ter de reiniciar níveis inteiros. Não considero que neste caso fosse algo necessário.
Além disso, considero a coleção muito pequena e sem justificação. Apenas nos são oferecidos os dois jogos, sem grandes extras para poder deixar os jogadores entretidos, o que pode levar a que sintam que o jogo não vale tanto a pena.
Resta concluir que, provavelmente fui muito guiado pela nostalgia, mas Felix The Cat é uma compilação a evitar, principalmente pela falta de conteúdo e demasiada inserção de conteúdo moderno para fazer a papinha toda aos jogadores.
Nota: 5/10
Felix The Cat está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch (versão jogada)
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.