Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Bem Feito – Análise

Bem Feito é um simulador de vida pacata com demasiados segredos que pode surpreender os jogadores.

   Bem Feito

Antes de mais, gostava de referir que o jogo chamar-se Bem Feito não é um acidente. Este pequeno jogo foi criado pelos brasileiros na oiCabie e distribuído pela igualmente brasileira QUByte Interactive. Na realidade, considero este uma das grandes provas de que aqueles com quem partilhamos a nossa língua tem uma das maiores indústrias a nível de jogos independentes.

A história que nos é contada é, na realidade,uma jornada pela vida aparentemente mundana de Reginaldo, um jovem que vive num pequeno planeta chamado B-613. Embora a premissa do jogo possa parecer simples, rapidamente revelam uma camada oculta de mistério e intriga, mergulhando os jogadores num mundo que consegue ao mesmo tempo ser encantador e perturbador. Além disso, também nos é explicado que este é um jogo relançado de uma consola obscura chamada JOGAROTO, o que acaba por trazer mais para a intriga. Apenas ser possível jogar este jogo através de um Sistema Operativo especial chamado Garotron OS também pode levantar suspeitas.

Bem Feito

A verdade é que a jogabilidade acaba por se estender em duas faces da mesma moeda. Por um lado, guiamos Reginaldo através das suas tarefas diárias, que envolvem uma variedade de atividades, incluindo jardinagem, pesca, culinária e limpeza. Embora essas tarefas possam parecer mundanas, elas são apresentadas de uma forma que é relaxante e envolvente. O simples ato de regar as plantas ou preparar uma refeição torna-se uma experiência que remete à meditação, permitindo aos jogadores mergulhar totalmente no mundo de Reginaldo. Porém do outro lado, temos também camada de escuridão. À medida que vamos progredindo na história, descobrimos mensagens ocultas e pistas enigmáticas que sugerem uma realidade mais profunda e sinistra. A atmosfera do jogo muda aos poucos, com um mundo outrora pacífico a assumir um tom misterioso e perturbador. Posso até avançar que, em certos momentos senti-me completamente paranoico, algo que não acontece com muita facilidade.

Bem Feito

Graficamente, o mundo do jogo é meticulosamente trabalhado, repleto de detalhes que dão vida à rotina diária de Reginaldo. Do interior aconchegante da sua casa à folhagem do seu jardim, cada ambiente é um deleite visual que convida à exploração. E, com as surpresas que temos pelo caminho também temos bonitos momentos, mesmo que bastante perturbadores.

A banda sonora de Bem Feito, por sua vez, complementa perfeitamente a atmosfera do jogo, com as suas melodias assombrosas e efeitos sonoros perturbadores. A música adiciona ao senso de mistério e intriga do jogo, acabando por criar um ambiente que é cativante e enervante.

Bem Feito

Resta concluir que, Bem Feito é uma experiência de jogo única e inesquecível que ficará com o jogador por muito tempo depois de terminar de o jogar. É daqueles jogos que faz pensar, re-pensar e refletir durante muito tempo, mesmo depois dos créditos terem subido.

 

Nota: 9/10

Bem Feito está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series e PC (versão testada)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights