Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – EA Sports UFC 5

Os combates dentro do octógono acabaram de regressar em grande com EA Sports UFC 5, o mais aguardado jogo de artes marciais. Apesar de ser uma das séries mais recentes da EA, a mesma tem feito um investimento em diversas melhorias ao longo dos anos, para garantir uma experiência fidedigna ao que vemos nos combates pay-per-view, que muito andam nas bocas do mundo. Com esta quinta entrada, o trabalho da EA Vancouver continua a bom ritmo, proporcionando experiências realistas.

Nunca um jogo de UFC correu tão bem nas consolas, finalmente consolidadas com o motor de jogo de nova-geração, as animações de entrada e nos combates nunca foram tão fluídas e imersivas. Ainda que o esforço para que toda a experiência replicasse de forma fiel as transmissões, UFC 5 dá mais um grande passo em frente para garantir que os nossos lutadores estão, de facto, no meio da acção toda, tal e qual como na televisão.

Uma das melhorias que podemos mais aplaudir é o sistema de combate, que nesta entrada sofreu muitas alterações positivas, e de um modo mais acessível perante vários tipos de jogador. Estando nós responsáveis pelo lutador que controlamos, este responde de uma forma quase humana, onde todos os socos e pontapés que acertamos no adversário fazem mossa, e isso é visível, seja através de nódoas negras ou sangue. Da mesma forma, o sistema de submissão também sofreu alterações que oferecem mais controlo, com o jogador a decidir melhor a abordagem, através dos vários botões, e como melhor derrotar o nosso oponente. Nisto, cada combate acaba por nos forçar a repensar com cuidado quem está à nossa frente, com cada lutador a explorar as suas forças e as suas fraquezas de uma forma fiel, havendo a necessitar de adaptar às estratégias de combate ao longo do tempo.

O modo carreira está definitivamente na sua melhor versão até hoje, com a nossa personagem personalizada a merecer uma carreira digna, desde dos seus combates iniciais até ao estrelato da UFC. Chegar ao topo requer muito tempo, e treino, e o jogo consolida todas estas tarefas de forma intuitiva, balanceando o tempo dentro e fora das arenas, recompensando-nos com a oportunidade de mostrar aquilo que aprendemos, e valemos, nos melhores momentos. É certamente a melhor forma de viver UFC e conhecer todos os aspectos que os lutadores da vida real vivem para estarem em forma, a dar tudo quando as luzes estão apontadas para eles.

Assim EA Sports UFC 5 é um dos jogos que poderá passar ao lado daqueles que menos se interessam pelo desporto, ou mesmo o próprio género de luta. Aqueles que arriscam, irão rapidamente encontrar um título que não só se adapta à curva de aprendizagem de cada jogador individual, como constrói todo um conjunto de modos à volta do treino, de modo a que possamos melhorar sempre em cada combate; sendo estes o grande destaque, com o reportório completo de lutadores conhecidos da UFC, como também alguns convidados especiais, como Muhammad Ali, Mike Tyson e Bruce Lee disponíveis, cada um com os seus pontos fortes e fracos. Há um pouco de tudo para todo o tipo de fãs, novatos ou não, podendo ser o jogo facilmente recomendável. 

Nota Final: 8/10

EA Sports UFC 5 está disponível para PlayStation 5 e Xbox Series X|S (versão testada). 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights