Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – DIRT 5

A série DIRT tem sofrido algumas alterações desde do lançamento do primeiro jogo em 2007, saltitando entre uma abordagem de simulador de rally e uma jogabilidade arcada onde o estilo e a velocidade são o grande foco. DIRT 5 vê a série entrar numa nova era, não apenas por ser um dos lançamentos durante a entrada da nova geração de consolas, como vem em seguimento ao reboot de GRID, provando que a Codemasters está a enveredar um caminho muito específico nos seus jogos de corridas.

O sistema de eventos, contando com dezenas de corridas diferentes, levam o jogador a um leque diverso de locais, do Brasil a África do Sul, passando por Marrocos e Nepal, mais uma outra mão cheia de sítios perfeitos para andar à alta velocidade. Aliado à diversidade de tipo de corrida, como o Ultra Cross (uma espécie de Rallycross com mais veículos), a Stampede (o mesmo, mas com carros ao estilo Dakar), com as novidades Sprint e Ice Breaker a introduzirem novas dores de cabeça; sem esquecer o já clássico modo Gymkhana, que irá testar as nossas habilidades ao limite.

GAMEPLAY VIDEO ORIGINAL CENTRAL COMICS:

Há de facto, muito para fazer em DIRT 5, enquanto vamos subindo na nossa carreira como piloto profissional. Pouco-a-pouco vamos competindo e ganhando corridas, recebendo recompensas estéticas, sobretudo autocolantes e pinturas para decorar os nossos carros, podendo optar por um visual pré-definido, ou dar asas à nossa criatividade, ainda que este último seja relativamente limitado na sua personalização.

Para melhor ou pior, DIRT 5 aposta na simplicidade do prazer de conduzir e esperar que mantenha a nossa atenção tempo suficiente para seguirmos em frente, não havendo propriamente recompensas entusiasmantes que mudam a forma que jogamos. Dito isto, este regresso à essência das corridas, liderada pela inexistência de upgrades de peças, permite uma condução muito mais divertida e descontraída, sem preocuparmos se o nosso carro está preparado para vencer.

Existe uma oferta aceitável de carros e versões todo-o-terreno de veículos conhecidos e talvez não tão conhecidos do desporto automóvel, inclusive alguns veículos eléctricos, que tornam-se em experiências surpreendentemente interessantes de conduzir. Esta combinação de clássicos como o Lancia Stratos e o Subaru Impreza, com o Mitsubishi e-VOLUTION e o Aston Martin DBX, oferece uma versatilidade diferenciada; onde todos têm os seus pontos bons e maus, mas todos altamente divertidos de controlar, longe dos cuidados necessários de um simulador tradicional.

Graficamente, DIRT 5 é genuinamente lindo, com as suas paisagens coloridas como pano de fundo, outros detalhes como flocos de neve e chuva, demonstram o poder que o futuro dos videojogos podem oferecer, com uma enorme imersão.

Com isto DIRT 5 é uma surpresa agradável nos jogos de corrida da actualidade, que é fácil de pegar e seguir sem preocupações. Existe um número aceitável de tipos de corrida, capazes de nos entreter tempo suficiente no modo a solo, deixando-nos divertidos no modo Online e experimentar algo diferente no modo Playgrounds, onde a comunidade de fãs pode construir os seus próprios recreios automóveis e partilhar com outros fãs.

Nota Final: 7.5/10

DIRT 5 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S (versão testada na Series X) e PC (Steam).

[O Central Comics agradece à EcoPlay]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights