Jogos: Análise- Card Detective
Card Detective é a mais recente aposta da MuccyGames, um pequeno estúdio chinês formado em inícios de 2021 com o objetivo principal de desenvolver jogos que entretenham e eduquem.
Em geral
Em Card Detective, os jogadores assumem o papel de Hazel Gong, uma intrépida repórter que procura desvendar um complexo e perigoso mistério.
O jogo desenvolve-se em torno de um divertido jogo de cartas que à primeira vista parece simples, contudo, e como qualquer detetive nos diria, nem tudo é aquilo que parece. As cartas representam as minucias de um interrogatório, perguntas afiadas e deduções com o objetivo de quebrar as defesas dos interrogados e alcançar a verdade.
Isto é simultaneamente o ponto forte e o ponto fraco de Card Detective.
Embora visualmente se apresente com um estilo de ilustração simultaneamente inspirado por manhua e BD ocidental, rapidamente as cores e a absurda diversidade de traço, especialmente no que toca às personagens, confundem o olhar e suscitam dúvidas. Frequentemente me deparei com proporções incorretas, ou inconsistências no design das personagens entre painéis.
Isto leva-me a acreditar na distinta possibilidade do estúdio ter recorrido a IA para desenvolver as ilustrações de Card Detective. Em geral Card Detective ataca os olhos com cores saturadas e desenhos confusos, acredito que se a MuccyGames tivesse recorrido um estilo mais simples e menos berrante, o jogo se tornaria muito mais apelativo.
Por outro lado, o jogo chega-nos em Mandarim e Inglês, mas o Inglês é traiçoeiro. Por ter sido traduzido do original, há muitos aspetos do jogo que se tornam confusos. Numa experiência em que a narrativa é tão valiosa, especialmente dado a simplicidade do jogo em si, isto torna-se um problema um tanto maior.
O interesse global
Dados estes fatores, é bastante fácil um jogador frustrar-se ou desinteressar-se com Card Detective. Adicionando a isto o facto que o próprio jogo indica aos jogadores que a melhor estratégia de interrogatório é “martela com estas cartas até alguém te dizer alguma coisa”, fica difícil de recomendar. Por outro lado, quem realmente se apaixonar por Card Detective vai sofrer pela falta de desafio e curta duração da experiência, o jogo é fácil, acaba-se bem numa tarde.
Contudo, se suscitou interesse, ou apenas gostam de videojogos de cartas, talvez valha a pena deitar-lhe uma vista de olhos.
Embora não faça o meu jeito, louvo a equipa pelo amor ao projeto e o continuo apoio ao jogo desde o seu lançamento.
Jovem dos 7 ofícios com uma paixão enorme por tudo o que lhe ocupe tempo.
Jedi aos fins-de-semana!