IndieJúnior 2024: Filmes, piscinas e actividades para os mais jovens
De 23 de maio a 2 de junho, o melhor do cinema infantil e juvenil pode ser visto no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Biblioteca Palácio Galveias e na Piscina da Penha de França numa edição do IndieJúnior pensada para todos.
Programar para todas as infâncias é sempre um desafio prazeroso. Cientes da importância do cinema para perspectivar culturas e histórias, o IndieJúnior leva a cabo um sólido trabalho junto de escolas em pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, convidando várias turmas a participarem nas nossas sessões. É neste espírito de participação e desenvolvimento de pensamento crítico que foi criado o projecto Eu Programo um Festival de Cinema, através do qual alunas e alunos seleccionam filmes para sessões do IndieJúnior. Como sempre, é importante abrir diálogo com o público escolar, e daí nasceu o Filme-Debate, em que é convidado um painel de mediação que convoca à abertura do discurso e da discussão sobre um tema atual de interesse para estas idades. Mais de 6000 participantes no IndieJúnior vêm de escolas que pertencem à área Metropolitana de Lisboa.
Nesta edição, para além das sessões de cinema do pré-escolar até ao 3º ciclo, haverá, pela primeira vez, o Cinema de Colo disponível para bebés até 3 anos inscritos nas creches de Lisboa. A programação para escolas é feita em horário lectivo e durante os dias úteis em que ocorre o IndieLisboa. Aos fins-de-semana, a programação destina-se a um grande encontro entre famílias, crianças e jovens.
No IndieJúnior os filmes são premiados pelo público!
A votação dá-se através da distribuição de boletins de voto às crianças, jovens e adultos que participam nas sessões de cinema. Da programação a destacar:
uma longa-metragem peruana cujo enredo circula em torno da ternura que um menino, fã de desporto e do Cristiano Ronaldo, tem por alpacas. Entre Rochas e Nuvens é uma ficção ternurenta e cândida para todas as infâncias. Também em destaque, Os Amigos do Gaspar: Uma Reunião na Cidade, do realizador Duarte Coimbra, leva-nos a uma viagem nostálgica com as personagens e os bonecos da célebre série da RTP Os Amigos do Gaspar, numa viagem pela cidade do Porto. Este filme é também uma viagem musical pelo álbum de Sérgio Godinho que tem por base esta série.
A lista completa dos filmes pode ser consultada aqui. Para além da panóplia de curtas de animação de vários cantos do mundo, o IndieJúnior traz, como sempre, momentos de convívio memoráveis. A começar pela Festa ao Ar Livre do dia 25 de Maio, nos jardins da Biblioteca do Palácio Galveias.
Após a estreia de Os Amigos do Gaspar: Uma Reunião na Cidade, que inclui uma performance ao vivo dos bonecos do Gaspar, partimos para o jardim para uma tarde de exploração criativa através das nossas oficinas. Esta festa inclui ainda teatro de marionetas com Os Dom Robertos da SA Marionetas.
Haverá ainda uma programação pensada para famílias e bebés até aos 3 anos: o cinema de colo acontece com cinema e com oficinas, de lotação limitada. A maior parte das oficinas são gratuitas, salvo algumas excepções, que requerem inscrição prévia. Outro dia marcante para as famílias e para a programação será no segundo fim de semana do festival,o dia 1 de Junho, que assinala o Dia da Criança e durante o qual acontecem muitas actividades para oferecer. Nesse fim de semana, será inaugurado o cinema na piscina, em que crianças e adultos podem desfrutar de uma outra forma de ver cinema. Nesta 2ª edição de cinema na piscina, em colaboração com a piscina Municipal da Penha De França, é retomada a ideia de “salto”, saltos diversos para onde quisermos, para ver mais alto e mais longe, até ao horizonte infinito do nosso imaginário!
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.