Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Hollywood Animal — luzes, câmara, degeneração!

Hollywood Animal
Hollywood Animal

Dos cinemas para o PC, o Central Comics explorou a indústria cinematográfica em Hollywood Animal e descobriu que uma pérola pode esconder muitos podres.

Jogo: Hollywood Animal

Disponível para: PC

Plataforma testada: PC

Estúdio: Weappy Wholesome

Editora: Weappy Studio

Sinopse de Hollywood Animal

Cria filmes, custe o que custar! Assume o controlo de um estúdio cinematográfico no início da era dourada de Hollywood e atravessa décadas de criação artística, dilemas morais, deboche e compromissos impossíveis.

Hollywood Animal é um implacável jogo de gestão desenvolvido pela Weappy Wholesome e distribuído pela Weappy Studio.

Análise TLDR de Hollywood Animal

Não sou, nem de perto, um reacionário às ideias progressistas modernas, mas parece-me óbvio que o “politicamente correto” extremo dos últimos anos resultou em problemas graves, incluindo o panorama político global atual. Hollywood Animal pega no politicamente correto e espeta-o no caixote do lixo.

Aqui, o filme afasta-se da ficção para nos retratar os podres que existiram na realidade. Não é uma obra-prima nem diria que vai ganhar o Óscar, além de que precisa de mais uns tempos em pós-edição para limar arestas. Porém, impressionou-me e a minha experiência foi, sem margem para dúvida, muito positiva.

Sem paninhos quentes.

História de Hollywood Animal

Hollywood Animal transporta-nos para o final dos loucos anos XX, aquando do advento do cinema falado. Após comprarmos um estúdio cinematográfico em declínio, cabe-nos geri-lo ao longo das décadas, enquanto lidamos com o lado mais negro da mais glamorosa indústria.

Podres por detrás do glamour.

Jogabilidade de Hollywood Animal

Hollywood Animal, no geral, apresenta-se como um típico jogo tycoon, ou de gestão de negócios, se preferirem. Porém, é nas particularidades que este mordaz título se destaca, pois o glamour superficial de Hollywood vai dando lugar à podridão do espírito humano à medida que se vai escavando mais a fundo na jogabilidade.

Apesar de semelhante a outros títulos, o loop aqui tem a sua própria identidade. A ideia é criarmos obras cinematográficas desde o papel até ao ecrã, passando por todas as fases do processo, guião, pré-produção, produção, pós-produção e distribuição. Cada uma destas fases tem as suas necessidades (como edifícios) e particularidades (como extensões dos edifícios e melhorias) às quais temos de ter atenção, se quisermos que o filme tenha êxito. E claro, o êxito dos nossos filmes é vital se quisermos manter um saldo positivo na nossa conta bancária e evitar ir à falência.

Apesar de todas as mecânicas serem divertidas e profundas, na minha humilde opinião, a vertente mais divertida de Hollywood Animal é a gestão de recursos humanos, já que nos transmite a sensação de estarmos a gerir verdadeiros, bem… humanos! Este é um jogo que nos apresenta a natureza humana sem paninhos quentes. Deparamo-nos com tudo, desde toxicodependentes e alcoólicos, até misóginos e racistas. Cabe-nos gerir um grande número de pessoas, começando nos atores e atrizes, passando por realizadores, guionistas e diretores de fotografia, até diretores de departamentos.

O jogo também nos vai lançando alguns desafios na forma de acontecimentos dentro do jogo, que temos de resolver com astúcia e recurso a influência e pura corrupção. No início, somos avisados que estamos prestes a entrar para uma indústria em que os mais fortes comem os mais fracos, e assim é! Além dos mencionados acontecimentos que nos podem fazer descarrilar nos objetivos, a concorrência, ao contrário da maioria dos jogos do género, está ativamente a tentar sabotar-nos e não se limita a um número usado como métrica de desempenho.

Contudo, nem tudo na jogabilidade é positivo. De facto, há um aspeto da jogabilidade que, caso tudo o resto não fosse tão bom, seria criticamente negativo — não nos é dada a oportunidade de passar o tutorial para começar do zero e temos necessariamente de passar por toda a lengalenga do tutorial para começar no ponto que o jogo quer que comecemos. Espero sinceramente que a equipa de desenvolvimento decida corrigir este erro tremendo. Um jogo tycoon tem obrigatoriamente de nos dar a possibilidade de progressão sandbox, ou seja, de decidirmos livremente o caminho que queremos seguir. Um tycoon sem sandbox é como um FPS sem armas de fogo, futebol sem balizas, ou o Chega sem xenofobia.

Gráficos e som de Hollywood Animal

O estilo artístico de Hollywood Animal, tanto a nível de gráficos, como a nível de música e sons, é de nível superior. Sem ser uma obra-prima em qualquer um destes campos, ambos são aplicados de forma de tal forma sublime que transmitem na perfeição a atmosfera que pretendem criar e representam um impecável impulso à imersão.

De alto nível.

Postas de pescada e um par de botas

Além de ser um divertido jogo tycoon com dezenas de horas de entretenimento garantidas, Hollywood Animal é uma lufada de ar fresco em termos de conteúdo. A equipa de desenvolvimento está de parabéns por não nos servir uma fantasia mascarada de realidade, em que uma adolescente de cabelo azul fluorescente com rastas e quatro piercings em cada narina se torna a maior magnata do cinema nos anos 30 e por, em vez disso, nos mostrar a dura realidade pela qual, sobretudo, as mulheres e as minorias tiveram de passar numa indústria que amiúde se apresenta pintada de ouro, mas esconde horrores debaixo dos vestidos de autor.

Geralmente, até costumo estar em linha com as análises/avaliações do Steam. Porém, neste caso, aconselho-vos a ignorar as receções mistas da plataforma e a experimentar o jogo. Paradoxalmente, digo-vos que a maioria das avaliações negativas do jogo tem razão de ser — a tal questão de não podermos ignorar o tutorial e começar 100% à nossa maneira — mas parece-me injusto descurar o resto do jogo, ou, pelo menos, para mim, os aspetos positivos do jogo ultrapassam largamente este erro de design. Em suma, este é um título recheado de originalidade e muito divertido de se jogar. Recomendo sem hesitações, especialmente porque há muito conteúdo que vem aí nos próximos tempos.

+++

Jogabilidade, tentativa de mostrar a crueza e crueldade da realidade dos anos dourados, imersão.

Bugs menores e o grave erro de não podermos ignorar o tutorial.

A classificação não é tudo!

Classificação: 7/10

Não fosse o sabotar da vertente sandbox do jogo e não me custaria nada atribuir mais um ponto ou ponto e meio.

Hollywood Animal está disponível no Steam a 18,99 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: é bem mais satisfatório vencer num cenário realista em que fazer o que está correto é o mais difícil do que vencer numa fantasia em que o mais difícil é a treta que nos estão a tentar impingir como realidade.

Gameplay Hollywood Animal:

Trailer de Hollywood Animal:

Gamer inveterado que não dispensa uma boa série e nunca diz ‘não’ a uma sessão de cinema… Com pipocas, se faz favor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights