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Hell of an Office: Vida de escritório

Hell of an Office luta por um lugar no pódio do speedrun, enquanto atravessa uma vida de escritório infernal.

Hell of an Office     

Jogo: Hell of an Office
Disponível para/Plataforma testada: PC
Estúdio: 43 Studios
Editora: Joystick Ventures

Hell of an Office

Para situar o leitor, Hell of an Office é um jogo de plataformas focado em speedrunning que pega num cenário mundano – o típico ambiente de escritório corporativo – e transforma-o num verdadeiro Inferno, misturando jogabilidade caótica com humor e ação de alta adrenalina. Se há algo que impressiona é o facto de o jogo dar uma reviravolta única no tema comum da monotonia corporativa, transformando-o numa corrida febril contra o tempo, cheia de lava, demónios e cubículos, muitos cubículos.

A jogabilidade é simples, mas brutal, concentrando-se em navegar por ambientes de escritório infernais com uma complexidade crescente. O jogador controla um trabalhador de escritório descontente, armado com um agrafador-foguete que serve tanto como arma quanto como ferramenta essencial para a movimentação. O objetivo principal de cada nível é chegar à saída o mais rapidamente possível, e fica claro desde o início que o jogo gira em torno da mobilidade.

A mecânica do agrafador-foguete é o que faz Hell of an Office funcionar. Ao agrafar o chão, paredes e tetos, o jogador pode propulsionar-se em qualquer direção, aumentando a velocidade ou evitando obstáculos mortais. Quanto mais proficiente se torna no uso desta mecânica, mais rápido e fluido é o movimento através dos níveis, transformando o que inicialmente parece caos numa sinfonia de velocidade e precisão.

Hell of an Office

Assim como títulos clássicos de speedrunning como Super Meat Boy ou Celeste, Hell of an Office oferece um elevado nível de dificuldade. Os erros são frequentes, mas o jogo incentiva a tentativa e erro, com recomeços rápidos que nunca se sentem como punição.

O design dos níveis é onde Hell of an Office realmente brilha. Embora o jogo decorra num cenário repetitivo (um escritório no Inferno), encontra formas de variar os visuais e o layout para manter o jogador envolvido. As fases iniciais são relativamente simples, com cubículos e armários de arquivo, mas à medida que se avança, o escritório começa a distorcer-se em paisagens infernais surreais—pensa em escadas em chamas, balcões de receção em brasa e filas de fotocopiadoras demoníacas.

Cada fase oferece múltiplos caminhos e atalhos, tornando o jogo um sonho para os speedrunners. Há uma satisfação inegável em descobrir uma rota que reduz preciosos segundos do teu tempo, e o sistema de tabelas de classificação encoraja-te a repetir os níveis para melhores tempos. A dificuldade dos níveis aumenta à medida que sobes na “escada corporativa” do Inferno, o que significa que serás constantemente desafiado a melhorar as tuas habilidades à medida que novos mecânicas e perigos são introduzidos.

Hell of an Office

Visualmente, o jogo adota uma abordagem minimalista, mas eficaz. Os espaços de escritório são angulares e exagerados, com contrastes fortes entre os cubículos frios e estéreis e os tons vermelhos e laranjas do Inferno. Há um humor negro e satírico no design – muitas piadas visuais, como memorandos flutuantes do departamento de recursos humanos do Inferno ou máquinas de venda automáticas infernais. Embora o jogo esteja longe de ser graficamente intenso, o estilo artístico cumpre o seu propósito: enfatizar a velocidade e precisão. A estética foca-se mais na criação de ambiente do que no detalhe gráfico puro, e neste caso, funciona. 

O design sonoro é uma mistura de batidas eletrónicas de alta energia que combinam com o ritmo frenético da jogabilidade. É alto, intenso e implacável, ajudando a aumentar a adrenalina nos momentos de alta pressão. Ocasionalmente, ouvem-se risadas demoníacas ou sons industriais de escritório, como teclados a bater ou telefones a tocar, acrescentando ao caos infernal do ambiente de trabalho.

Hell of an Office

Além disso, o verdadeiro sumo do jogo está no facto de podermos repetir cada nível quantas vezes quisermos. Cada nível classifica-te com base no tempo, incentivando-te a melhorar a cada tentativa. A sensação de dominar um salto difícil ou encontrar um novo caminho é incrivelmente satisfatória, e com mais de 100 níveis, o jogo oferece bastante conteúdo para quem gosta de desafios. Para os jogadores competitivos, as tabelas de classificação online adicionam uma camada extra de incentivo, permitindo-te competir com jogadores de todo o mundo pelos melhores tempos.

Para quem não está tão interessado em speedrunning, no entanto, Hell of an Office pode parecer um pouco nicho. A falta de profundidade narrativa ou modos adicionais pode afastar os jogadores que procuram mais do que apenas um desafio de alta adrenalina. Embora o jogo consiga manter-te envolvido no momento, há pouco incentivo para continuar a jogar além de melhorar os tempos ou completar os níveis mais difíceis.

Hell of an Office

Resta concluir que, Hell of an Office é uma plataforma de alta velocidade que se destaca no que faz melhor: oferecer uma experiência apertada e frenética para aqueles que adoram precisão e rapidez. O seu humor, estética sombria e design criativo dos níveis acrescentam sabor a um jogo que, essencialmente, é uma experiência de speedrunning direta.

Nota: 8/10

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