Grand Tour: cinema português em Cannes
A 77ª edição do Festival de Cannes tem cinema português a concurso! Grand Tour, o novo filme de Miguel Gomes (Aquele Querido Mês de Agosto) estará em competição no próximo Festival de Cannes, que decorrerá de 14 a 25 de Maio em França.
A revelação surgiu pela direcção do festival durante o anúncio, em Paris, da selecção oficial da próxima edição. Isto significa que o cineasta português concorrerá à Palma de Ouro com as mais recentes produções de cineastas como Francis Ford Coppola (Megalopolis), Andrea Arnold (Bird), Jacques Audiard (Emilia Perez), Yórgos Lánthimos (Kinds of Kindness) ou David Cronenberg (The Shrouds).
Grand Tour conta a história de Edward, funcionário público, que foge da sua noiva no dia do casamento em Rangum, 1917. As suas viagens substituem o pânico pela melancolia. A noiva, decidida a casar-se, mas divertida com a sua fuga, segue-o pela Ásia, resultando numa viagem física e emocional que liga Oriente e Ocidente, género e sexo, tempo e espaço, realidade e ficção, mundo e cinema.
O filme é protagonizado por Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate e conta no elenco com Jani Zhao, João Pedro Vaz, teresa Madruga, Manuela Couto e Diogo Dória. O argumento foi escrito por Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro.
Grand Tour surge após o sucesso internacional dos filmes de Miguel Gomes aclamados pela crítica como Tabu, As Mil e Uma Noites e Diários de Otsoga.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.