Lançamento: Gorazde: Zona de Segurança – Vol. 6 Col. Novela Gráfica
[ad#artigo]
A Levoir e o Público voltam a um género de BD, a que se convencionou chamar BD reportagem. Em 2016, na colecção Novela Gráfica foi publicado Fax de Sarajevo, relato da Guerra da Bósnia contado na primeira pessoa. A 8 de Agosto é editado Gorazde: Zona de Segurança, galardoado em 2001 com o Eisner para Melhor Novela Gráfica, é a obra-prima de Joe Sacco e o livro que fez dele um dos jornalistas mais notáveis da América.
Sacco nascido em Malta, em 1960, e naturalizado norte-americano, formou-se em jornalismo na Universidade do Oregon. Repórter e desenhador Joe Sacco faz em Gorazde: Zona de Segurança, um relato contemporâneo e impressionante das atrocidades cometidas contra a população muçulmana durante a Guerra da Bósnia. Anteriormente o autor publicou Palestina onde apresenta o período que passou nos territórios ocupados e com o qual ganhou o American Books Award em 1996.
Gorazde fica na parte mais oriental da Bósnia, uma das partes do país que mais sofreu com a guerra. Ali, a população muçulmana era cercada e assassinada pelas forças sérvias, que pretendiam fazer uma limpeza étnica na região. Numa tentativa de tentar proteger a população muçulmana, a ONU criou áreas de segurança: locais onde a população bósnia era confinada e de onde não podia sair. Isolada, atacada, bombardeada ao longo de três anos e esquecida da media internacional – o foco estava na capital, Sarajevo – a população muçulmana da cidade resistiu, entre privações e solidariedade, tragédias individuais e laços afectivos.
Entre 1995 e 1996, Sacco visitou Gorazde por 4 vezes, tendo ficado um total de 40 dias, ali entrevistou sobreviventes e refugiados, visitou hospitais e locais de conflito. Foi um dos poucos jornalistas que tirou os olhos da capital e apontou os holofotes para o interior do país.
Sem a sua intervenção, Gorazde: Zona de Segurança, nunca poderia ter sido contada. O resultado é uma obra que põe a nu o lado não mostrado da Guerra da Bósnia, que conta a história de homens, mulheres e crianças que tentaram sobreviver a bombardeamentos, à fome ou a violações.
O uso do preto e branco e o detalhe dos desenhos de Joe Sacco fazem deste livro uma obra a não perder.
Características – Vol. 6
Tradução – Pedro Cleto
Prefácio – Rui Cartaxo
Preço – 10,90€
Nº páginas – 240
P/B
Capa dura
Formato – 190 x 260 mm
[ad#adapt]
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.