Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Madeira recebe Final Europeia do Campeonato do Mundo de criação de jogos

A Final Europeia do Campeonato Mundial de criação de jogos, conhecida como Game Jam Plus, vai acontecer de 23 a 25 de fevereiro em Portugal, na Ilha da Madeira. Este evento irá juntar as 12 equipas finalistas da Game Europa, provenientes da Eslováquia, Espanha, Polónia, Suécia e Portugal (3 da Figueira da Foz e 1 do Funchal).

A Startup Madeira, como parte das atividades do Consórcio e-Games Lab, será o parceiro local deste evento, que conta com a organização nacional da Digital Valley – Techframe e a estrutura global da Game Jam+.

game jam

A Game Jam Plus, ou GJ+,

é uma maratona de desenvolvimento de jogos de larga escala, cujo principal objetivo é inspirar e impulsionar a economia criativa com novos jogos e empresas, contribuindo para o crescimento global do ecossistema de videojogos e da indústria. A GJ+ organiza maratonas regionais em várias cidades ao redor do mundo, de onde emergem jogos que passam para a fase de incubação e posterior seleção por continente.

Após as Finais Continentais na Ásia, Europa, África, LATAM e Brasil, as equipas vencedoras avançam para a fase de aceleração, preparando-se para o Pitch Final e apresentação na Grande Final Mundial, a ser realizada no Brasil em junho deste ano.

De 600 equipas mundiais que participaram nas Game Jams Regionais, 400 participam nas finais continentais, sendo apenas 60 aquelas que avançam para a fase de aceleração.

Durante três dias, de 23 a 25 de fevereiro,

as 12 equipas finalistas da Europa, mentores, organizadores das sedes europeias da GJ+, a estrutura global da GJ+ e a organização local estarão reunidos para anunciar as equipas finalistas que representarão a Europa na Final Mundial da Game Jam Plus, a ocorrer em junho no Brasil.

Os participantes serão envolvidos em diversas atividades durante estes três dias, promovendo o reconhecimento do ecossistema de jogos da Madeira, interagindo com os participantes do consórcio eGames Lab, conhecendo as oportunidades e incentivos de investimento, bem como participando em iniciativas de promoção turística e cultural do arquipélago.

A Final Continental Europeia,

realizada na Madeira, será conduzida por Ian Freitas Rochlin, presidente da Estrutura Mundial da Game Jam Plus, Juliana Brito, CEO, Miguel Campos, responsável pelo Consórcio e-games Lab, Carlos Soares Lopes, presidente da Startup Madeira, Carlos Mora, CEO da Techframe, e Gorete Lopes, CEO do Digital Valley. Este evento reunirá as equipas finalistas, meios de comunicação especializados, bloggers, investidores e líderes de projetos de gamificação europeus.

O evento da Final Europeia da Game Jam Plus

ocorrerá em 24 de fevereiro, às 17:30, no Hotel “The Views Monumental”, com duração aproximada de 2:30h, sendo transmitido por streaming para todo o mundo, em todas as plataformas e redes. Neste evento, os vencedores serão anunciados por júris especializados de diferentes países, e serão atribuídos prémios pelas entidades organizadoras da Final Continental Europeia da GJ+.

Carlos Soares Lopes, Presidente Executivo da Startup Madeira, destaca a importância deste evento para o ecossistema local e para Portugal, afirmando que é uma forma de apoio às startups nestas áreas emergentes, possibilitando o acesso a concursos internacionais na área do gaming e afirmando a estratégia de desenvolvimento do setor.

Gorete Lopes, CEO do Digital Valley, enfatiza o crescimento de Portugal nesta área e o reconhecimento internacional do país como um polo de talento na gamificação, destacando os esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e investimento nesta indústria.

Juliana Brito, CEO da GJ+Mundial, expressa sua satisfação pela realização da final europeia em solo português e destaca a importância da parceria com o Digital Valley, Startup Madeira e eGames Lab para atrair cada vez mais jovens portugueses para o mundo do desenvolvimento de jogos.

Uma comunidade a crescer!

“Estamos muito felizes pela GJ+ está tendo sua final europeia acontecendo em solo português. Desde o início, que esta parceria com o Digital Valley, e agora com a Startup Madeira e eGames Lab tem sido essencial para trazer cada vez mais jovens portugueses a entrarem em contato com o mundo de desenvolvimento de jogos. Nesta edição, tivemos mais de 70 jovens gamedevs vindos deste país e no ano que vem, esperamos que, com essa parceria, consigamos dar essa oportunidade para que mais pessoas de Portugal e do resto da Europa, possam estar aqui no futuro!” Juliana Brito, CEO GJ+Mundial

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights