Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Fantasporto 2024 abre a 1 de março com “testament” do icónico denys arcand

Pelas 21:00 de 1 de Março realiza-se a SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL da 44ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto | Fantasporto´2024 com a apresentação do filme canadiano – Testament (Parece que Estou a Mais) do icónico realizador Denys Arcand.

Comédia apresentada na Selecção Oficial de Cannes. Será exibido na sua versão original com legendas em Português

Rémy Girard em “Testament” de Denys Arcand (2023). (TAKASHI SEIDA)

A fama que precede Denys Arcand, cineasta canadiano do Quebec, e o seu olhar crítico e satírico sobre os males do mundo moderno estão bem claros nesta longa-metragem. Através de Monsieur Bouchard, um pensionista numa residência para idosos que se prepara para a morte, vemos o que mudou no mundo- a tecnologia, o activismo, o afastamento social, a arte e a criatividade. Um percurso inesperadamente inverso, onde a ternura e os valores antigos e universais se mantêm predominantes e essenciais para a sobrevivência humana. Um mestre do cinema em mais uma lição de humanidade e arte cinematográfica de contar uma história.

O realizador

Denys Arcand

Um dos mais proeminentes cineastas canadianos, nascido no Quebec com mais de 40 prémios internacionais, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Les Invasions Barbares” em 2004. Este filme acumulou outros prémios como César de Melhor Filme e Melhor Realização, e filme vencedor do Melhor Argumento no Festival de Cannes 2003. O realizador é também conhecido por filmes marcantes como “Jésus de Montreal” (1989), Prémio Especial do Juri no Festival de Cannes entre outros, ou “The Decline of the American Empire” (1986). “Testament” (2023) é a sua longa-metragem mais recente e foi apresentada na secção oficial do último festival de Cannes.

 O festival decorrerá no Batalha Centro de Cinema de 1 a 10 de Março e exibirá cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e, em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial. Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses.

Como sempre o programa inclui 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express dedicada a filmes asiáticos e a competição do Prémio de Cinema Português.

A noite de abertura como se refere apresenta o sucesso de Cannes “Testament” do mundialmente respeitado realizador Dennis Arcand. O festival encerrará, e anunciará seus prémios no dia 9 de Março exibindo a incrível superprodução vinda da China, “Creation of the Gods I: Kingdom of Storms” de Wuersh.

As retrospetivas são dedicadas a Karim Quejad, realizador belga que venceu o Fantasporto 2023 com “Megalomania” e vai receber este ano o Fantasporto Career Award, uma pequena retro do cinema do Cazaquistão, uma surpreendente retrospetiva húngara com filmes dos mais credenciados e também promissores realizadores da atualidade, alguns dos quais visitantes habituais e vencedores de vários prémios no Fantasporto e, um programa muito especial dedicado à Manga transposta diretamente para imagem real, um novo conceito desenvolvido pela Pony Canyon, Fuji e outras empresas japonesas, que contará com a presença de alguns dos actores e da maioria dos seus produtores.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights