Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Fantasporto 2023: Bilhetes, convidados e jurados

A 43ª edição do Fantasporto está à porta e se tens duvidas quais os valores e como obter os bilhetes, este artigo é para ti. Além disso, fica a conhecer melhor os convidados e jurados desta edição.

Fantasporto 2023

80% DOS REALIZADORES DOS FILME SELECCIONADOS PARA O FANTASPORTO’2023 ESTARÃO, COM EQUIPAS SUAS, NO PORTO PARA APRESENTAR OS SEUS FILMES

MEMBROS DOS JURIS

JURI INTERNACIONAL DA SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO

MÁRTA BÉNYEI

Nascida na Hungria. Perita com mais de 35 anos de experiência na indústria cinematográfica. Começou como especialista de mercados e compradora de direitos. Responsável pelo Departamento de Festivais do National Film Institute da Hungria desde 2004, representante- substituta da Hungria no Programa Eurimages e colaboradora do Fantasporto há décadas.   Participante nas Movie Talks.

LAWRENCE TROTT (Reino Unido) Crítico de cinema, escritor e cineasta britânico, foi director do Serviço de Audiovisual da polícia britânica durante muitos anos. Membro do júri de Cinema Fantástico. Prepara o seu romance “Escape”, sobre a fuga de uma família curda para a Inglaterra. Participa também na MOVIE TALKS falando sobre “MOVIE POTENTIAL AND WRITING MOVIES”.

SANDRA HENRIQUES(Portugal) editora e diretora de “Fábrica do Terror”

LUÍS ROSALES (Espanha) Crítico de cinema, editor da revista “SciFi” e director dos festivais Nocturna (Madrid) e de Ourense (Galiza).

JURI INTERNACIONAL DAS SECÇÕES OFICIAIS 

SEMANA DOS REALIZADORES E ORIENT EXPRESS

ANTHONY WALLER (GB)– Realizador e produtor de “An American Werewolf in Paris”, filme vencedor do Grande Prémio e Prémio do Público do festival de Gérardmer em 1998. Membro do Juri da  Semana dos Realizadores. Apresenta no Fantasporto 2023, fora de concurso, uma cópia nova do seu clássico “Mute Witness” de 1995 na secção Fantasclassics. 

PEDRO FARATE (Portugal) Director de fotografia e realizador, foi responsável pela fotografia de vários êxitos do cinema português, nomeadamente “Noturna” 82014), “” Pecado fatal”, “Balança” (2014), “A Sublime Life” (2018) e “Já nada Sei”, que foi premiado Melhor Fotografia no Treasure Coast International Film Festival (EUA) em 2022,  apresentado fora de concurso no Fantasporto 2023. Participa também no programa especial MOVIE TALKS  no debate “DO ENSINO DE CINEMA À CONCRETIZAÇÃO”.  

MARINA ANNA EICH  (Alemanha) Actriz e produtora alemã, nascida em 1976, conhecida por  “Break” (2009), “The Truth of Lie” (2011), exibido no Fantasporto, “Illusion” (2013), “Taste of Life” (2017) ou “Roland Reber’s Cabareth of Death”( 2019). 

ISABEL PINA (Portugal) Realizadora e produtora. “40 Anos do Fantasporto” é a primeira longa-metragem da realizadora que anteriormente dirigiu as curtas “Motorphobia (2014) e (In)Sanidade (2011). Produziu ainda várias curtas como “The Baby” (2011), “Alexandria” (2012), “Kalil! (2014) ou “Intrinsecus” (2018). Membro do Juri da Semana dos realizadores. Participa nas MOVIE TALKS no debate “DEPOIS DO FILME – A ENCRUZILHADA DO CINEMA PORTUGUÊS”

JURI DA SECÇÃO OFICIAL 

PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS

LUÍS MOYA – Realizador vencedor do Prémio do Público do Fantasporto de 2022 com “Por Detrás da Moeda”, entre outros prémios internacionais, e do Prémio de Cinema Português em 2013 com “Mia Mia Sudan Tamam Tamam “(2013) . Realizou ainda “Chá da Noite” (2021). Participa nas MOVIE TALKS nos debates “ DO ENSINO DE CINEMA À CONCRETIZAÇÃO” e “DEPOIS DO FILME – A ENCRUZILHADA DO CINEMA PORTUGUÊS” . 

DANYEL GUERRA- Jornalista, escritor e historiador nascido no Brasil. Enquanto jornalista, trabalhou nos diários Notícias da Tarde, Jornal de Notícias e Correio da Manhã. Mais recentemente, tem publicado nas revistas Athena, eSTUPIDa, InComunidade. Entre os livros publicados contam-se Oito e Demy (2014) e O Português do Cinemoda (2015).       

REGINA MACHADO – Nasceu em 1988. Licenciada pela Faculdade de Belas Artes. Trabalha em produção, comunicação e/ou programação de cinema. Faz parte da direcção do Cineclube do Porto. Em 2014 entra na Casa da Animação, e em 2018, assume a sua direcção.

DIRECTORS OF THE FILMS IN COMPETITION PRESENT IN PORTO

RUSSELL OWEN

Nasceu no norte do País de Gales (Reino Unido). Estudou ilustração e argumento na Universidade da Califórnia. Iniciou-se como artista de “storyboards” e trabalhou na série “Doctor Who” e em jogos de “Tomb Raider” antes de ser director artístico para séries de TV muito populares. Realizou a sua primeira curta-metragem “Anglesey Road” (2009), muito premiada. Seguiu-se a longa-metragem “Welcome to the Majority” (2013). Fez filmes publicitários para marcas como American Express, Armani ou L’Oreal. Realizou ainda a curta “Love In The Asylum” (2018) baseada num poema de Dylan Thomas e “Patients of a Saint” (2020). No Fantasporto 2023 apresenta “Shepherd” na sessão de abertura, a sua terceira longa-metragem. 

EIJI UCHIDA and a team o 5 members of the crew

Este realizador e argumentista japonês nascido em Kyoto, foi responsável pelas longas “The Burning Buddha Man” (2013), “Fool Japan” (2014) e “Violence Voyager” (2018) vencedor do Prémio Especial do Jury do Festival de Buenos Aires. “The Life of Mariko in Kabukicho” venceu o White Raven  no Brussels Film Festival (Bélgica) 

APRESENTA NO FANTASPORTO 2023 A LONGA METRAGEM LIFE OF MARIKO IN KABUKICHO. 

NOTA: Vem acompanhado pelo actor TARO YABE, os produtores HIDETOMO SUGAYA e KOJI FUGII e pela agente de publicidade KYOKO MARUYAMA. 

KARIM OUELHAJ and FLORENCE SAÂDI

Realizador belga conhecido sobretudo por “L’ Oeil Silencieux” (2016), vencedor de vários prémios entre os quais, Prémio de Melhor Curta nos Festivais de Bruxelas, Leeds, onde venceu o Mèliès d’Or, e Lund. Realizou ainda entre outras, as longas-metragens “Parabola” (2005) e “Le Repas du Singe” (2013) . Apresenta no Fantasporto 2023 a longa-metragem MEGALOMANIAC.

Acompanhado pela produtora do filme, Florence Sâdi. 

PAUL WILKINS

“THE GHOSTWRITER “é a segunda longa-metragem do realizador inglês, depois de “7 Lives” (2011) e das curtas “Call Me” (2004), “Blink” (2013) e “Blood and Chocolate” (2021). É apresentada no Fantasporto 2023 em competição. 

KRZYSZTOF ZANUSSI

Nascido em 1939 em Varsóvia na Polónia. Realizador de documentários, filmes de ficção e argumentista. Fez estudos na Lodz Film Academy em1966.  O seu filme de fim de curso, “’Death of a Provincial” (1968) ganhou prémios em Veneza, Mannheim, Valladolid e Moscow em 1967. Outros films iniciais incluem “Structure of a Crystal” (1969)  que venceu em Mar del Plata 1970; “Family Life” (1971) que venceu em Chicago, Valladolid e Colombo; “Illumination” (1973)  foi Grand Prix de  Locarno 1973 e premiado em Gdansk; seguiram-se “Quarterly Balance”  (1975), “Camouflage” (1977) and  “Spiral” (1978). Foi vencedor do Prémio do Juri do Festival de Cannes com “Constans” (1980). A longa-metragem “Eter” (2018) antecedeu “PERFECT NUMBER” (2022) que é apresentado no Fantasporto 2023 em Competição.

SERPIL ALTIN and producer KOTHAN UGUR

“ONCE UPON A TIME IN THE FUTURE: 2121”, APRESENTADO NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO NO FANTASPORTO 2023, é a 1ª longa-metragem da realizadora turca, a primeira mulher a abordar a ficção científica no país. Os seus filmes “The Holiday Gift (2014)” and “Learning How to Swim” (2017) foram já premiados em festivais. Acampanha-a o produtor do filme Korhan Ugur.

FERDINAND LAPUZ

Ferdinand Lapuz é um multipremiado produtor filipino, condecorado pelo governo do seu país. Migrou para o Canadá em 1990, promovendo em festivais os filmes filipinos. Voltou à Filipinas em 2005 e trabalha exclusivamente como produtor de cinema, com mais de 90 produções até hoje. A sua filmografia incluiu as 10 longas-metragens integradas na retrospectiva que o Fantasporto inclui, mais duas outras que passam em competição na Semana dos Realizadores, “KARGO” E “ABOUT US BUT NOT ABOUT US”.Trabalhando com os maiores festivais do mundo, as suas produções passaram já em festivais como Cannes, Berlin, Veneza, Locarno, Cairo, Toronto, Toquio, Karlovy Vary, Tallinn, Shanghai e New York. É membro do Asian Film Awards e do Asia Pacific Film Festival. Ferdinand Lapuz tem sido um colaborador regular do Fantasporto há mais de uma década, tendo já recebido para os seus filmes variados prémios.  No Fantasporto 2023 apresenta uma retrospectiva de 10 Filmes, a primeira realizada em Portugal de cinema filipino. 

ELMO NÜGANEN

A trilogia “MELCHIOR” (2022), APRESENTADA NO FANTASPORTO 2023 FORA DE COMPETIÇÃO, é constituída por três longas metragens independentes deste realizador e encenador nascido em 1962, e director artístico do Teatro Municipal de Tallinn e um dos mais prestigiado da Estónia, conhecido pelo seu trabalho dirigindo os grandes clássicos.  Como realizador de cinema foi já responsável, entre outras, pelas longas-metragens “Names Engraved in Marble” (2013), Mushrooming” (2012), “Purge” (2012) e “1944” (2015). Participou ainda como actor em “Tangerines” (2013) , filme nomeado para o  Oscar do Melhor filme Estrangeiro  e para um Globo de Ouro. 

FABRICE BLIN

Realizador francês de “The Thing Behind the Door” a sua primeira longa-metragem. Realizador e argumentista, é conhecido pelo ducumentário “Super 8 Madness! (2014) e as curtas-metragens “Mandragore” (2011), “Monsieur Méchant” (2008) e “Lobotoman” (2002). Escreveu um livro sobre o realizador de Animação René Laloux e escreveu artigos sobre cinema. 

LAURIE WINKEL

Actriz do filme “THEY WAIT IN THE DARK” (EUA) apresentado no Fantasporto 2023 em competição. Viveu na França onde estudou no Curso Florent. Trabalha em televisão e no cinema e é conhecia pelo seu trabalho nos filmes “Order 86” (2020) e “Father of the Bride” (2022)Outros trabalhos incluem “The Sublime and Beautiful” (2014), “State of the Union” (2015), “The Profit” (2017) e “The Donald Gordon Story” (2014), apresentado no Festival de Cannes.

VASSILIS MAZOMENOS

Realizador, produtor e argumentista grego, já homenageado pelo Fantasporto, é conhecido pelo seu vanguardismo em termos visuais e artísticos. Fundador e director da Horme Pictures, tem uma filmografia com oito longas e numerosas curtas-metragens já premiados em muitos festivais internacionais tais como o Montreal, Cairo, Puchon, Sitges, Fantasporto, Chicago e muitos outros. “Lines”, apresentado no Fantasporto 2017, venceu vários prémios internacionais. “Exile”, de 2020, foi também visto no Fantas. Foi Presidente da Greek Film Commission. Prémio Carreira Fantasporto em NO FANTASPORTO 2023 APRESENTA “PURGATORY”.

JULIAN RICHARDS

Nascido em Newport, Gales, Reino Unido, e formado na National Film School, Julian Richards dirigiu para a BBC o documentário “A Mutter of Voices” (1994), sobre o genocídio no Ruanda, e também trabalhou para a Channel Four Television. Para a Amblin Entertainment, de Steven Spielberg, adaptou “Calling All Monsters” para argumento. Realizou depois “Darklands” (1996), Meliès D’Argent Best European Fantasy Film de 1997 e premiada no Fantasporto. Seguem-se “Silent Cry” (2002), “The Last Horror Movie” (2003) que foi Meliès D’Argent. “Summer Scars” (2007) ganhou dois BAFTA Awards. Depois veio o documentário “Charles Dickens’ England” (2009 e  “Shiver” (2012) este nos EUA. (2013). “Daddy’s Girl” (2018) e “Reborn” (2018) estiveram a concurso no Fantasporto 2019. “DARKLANDS” celebra em 2023 os seus 25 anos de estreia no FANTASPORTO 2023.

VANESSA TOCA

Representante da Freak Agency que apresenta retrospectiva especial no Fantas 2023

VINCENZO RICCHIUTO

 “L’Orafo /The Goldsmith” é  a primeira longa-metragem deste realizador, conhecido por “Milano in the Cage” (2016) e “Matu” (2009).

TIAGO SANTOS

Realizador, músico e compositor, realizou já “A Gota de Água” (2020) sobre a psicologia da solidão, “Sprint” (2020), um documentário, “Alpha” (2021), uma curta-metragem vencedora de dois prémios e “Tunae” (2022), documentário sobre as tunas académicas.  APRESENTA NO FANTASPORTO “S.Ó.S.”, A SUA PRIMEIRA LONGA-METRAGEM, EM COMPETIÇÃO NAS SECÇÕES CINEMA FANTÁSTICO E CINEMA PORTUGUÊS. 

PÉTER FAZAKAS 

Nasceu em 1967, em Budapest, na Hungria. Realizador e argumentista, é conhecido pela filme TV  “Árulók” (2017) e a curta “Mindjárt meghalok”(2003). É também reconhecido como realizador de filmes publicitários e de televisão. Participa no Fantasporto 2023 com a sua segunda longa-metragem, “The Game”, em competição na Semana dos Realizadores, filme que já recebeu os prémios de Melhor Filme, Actor, Actriz e Argumento no Festival do Filme Húngaro em Los Angeles.

HANS HERBOTS

Realizador de Cinema e Televisão, nascido em 1970 em Antuerpia, Bélgica, é sobretudo conhecido por “The Serpent” (2021), “Riviera” (2017), “De Behandeling” (The Treatment) (2014) e “Het Goddelijke Monster” (2011). Recebeu uma menção especial do júri no Festival de Clermont-Ferrand Short Film Festival e foi nomeado para os Emmy’s pelo filme “The Spiral” (2012). Apresenta no Fantasporto 2023 a sua última longa metragem, “Ritual” (2022)

TM MALONES

Realizador e director de fotografia filipino, “KARGO” é a sua segunda longa metragem , depois de “Salvi: Ang Pagpadayon (2013). “KARGO”, filme vencedor do Prémio do Público no Cinemalayan Film Festival É APRESENTADO EM COMPETIÇÃO NO FANTASPORTO 2023. 

MILCHO MANCHEVSKI

É um realizador, argumentista e escritor, fotógrafo e artista macedónio. Foi nomeado para os Oscares com a sua primeira longa-metragem, “Before the Rain (1994) que também venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza, mais de 30 prémios e está incluído nos melhores 1000 filmes de sempre pelo New York Times. Realizou 6 longas, todas exibidas no Fantasporto, a saber Willow (2019), Bikini Moon (2017), Mothers (2010), Shadows (2007), Dust (2001) and Before the Rain (1994).  Foi seleccionado para festivais prestigiados entre os quais Veneza, Berlim, Toronto, Sundance, Tóquio, Jerusalém, Shanghai, Fantasporto, Aspen, Varsóvia, Madrid, Locarno. No Fantasporto 2017 que o revelou em Portugal, recebeu em pessoa o Prémio Carreira e, em 2020, visitou-nos novamente e levou para casa o Prémio da Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira por “Willow”.  Apresenta NO FANTASPORTO 2023 A LONGA-METRAGEM KAYMAK EM COMPETIÇÃO.

TO CONFIRM

MARC CARRETÉ 

Realizador, argumentista e produtor, nasceu em Barcelona em 1970. Trabalhou alguns anos com as maiores agência de publicidade em Espanha. Em 2015 fundou a “Creatures of the dark” e começou a desenvolver e produzir filmes de horror independentes. Realizou “Asmodexia” (2014), a sua primeira longa-metragem apresentada no Fantasporto, e “After the Lethargy” (2018). APRESENTA NO FANTASPORTO 2023 ”LAGUNAS, LA GUARIDA DEL DIABLO”. (2022) 

MARTIJN DE JONG

Realizador e actor, já com 5 prémios internacionais, é conhecido poela curta “Vrij” (2014), vencedora no festival de Oldenburg. APRESENTA EM COMPETIÇÃO NO FANTASPORTO 2023 “NARCOSIS “(2022) a sua primeira longa-metragem, filme candidato a nomeação aos ÓSCARES PELA HOLANDA, vencedor do International Panorama no Festival de Cairo, Melhor Filme no Netherlands Film Festival e Prémio Do Público No Festival De Thessaloniki.

RUBEN BROEKHUIS

“Exibit # 8” , que é exibida no Fantasporto 2023 é a 1ª longa-metragem de ficção deste realizador holandês, depois de curtas como “Circus” (2009), premiado no Encounters Film Festival ou “Als de Oorlog over is” (2017) e “Het Feyenoord-DNA” (2018) e dos documentários “Power & Martial Arts (2020) e “ Kiezen voor Liefde” ( 2018).

TAKASHI SHIMIZU

Nasceu em 1972 no Japão. Realizador e argumentista, é conhecido por  “Ju On: The Grudge” (2002), “The Grudge” (2004) e “The Grudge 2” (2006).  Foi o primeiro japonês a chegar a Nº 1 da bilheteira nos Estados Unidos com “Ju-on/The Grudge”, a que se seguiu o êxito da trilogia “Village” que o Fantasporto já apresentou. Foi o vencedor do Prémio de Melhor Filme Fantástico no Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village” (2021). Apresenta NO FANTASPORTO 2023, em ANTESTREIA MUNDIAL, A LONGA-METRAGEM “IMMERSION”

Considerado, juntamente com Hideo Takata , como os mestres do cinema fantástico japonês actual. 

FRANCESCO PICONE

“Dead Bride” é a segunda longa-metragem deste realizador italiano, depois de “Age of the Dead”, (2013) que foi Prémio do Júri no Kimera Film festival. A sua curta-metragem “Anger of the Dead” (2014) passou em competição no Fantasporto 2014. 

A GLOBALIDADE DOS REALIZADORES E INTERVENIENTES DOS FILMES PORTUGUESES APRESENTADOS NO FESTIVAL ESTARÃO IGUALMENTE PRESENTES

COMO IR AO FANTASPORTO’2023

VENDA DE BILHETES

BILHETEIRA DO BATALHA CC

Aberta a partir de 9 de Fevereiro, diariamente desde as 13.30h

Bilhete Normal Fantasporto – 5€

COMPRA ONLINE ATRAVÉS DA BOL.PT 

Bilhete Normal Fantasporto – 5€

EXCLUSIVAMENTE NAS BILHETEIRAS DO BATALHA CC

A partir do dia 23 Fevereiro

Bilhete Tripass – 3,5 €

Bilhete Cartão Porto., estudantes, +65 anos, desempregados, parcerias, 2,5€

Bilhetes no limite dos lugares disponíveis

Informações em  

https://www.batalhacentrodecinema.pt/page/bilheteira/

LIVRES TRÂNSITO PARTICIPANTE FANTASPORTO – 60€

Pedidos e venda exclusiva através do email info@fantasporto.com. Pode ter acesso à ficha de pedido em www.fantasporto.com (ver menu no site) na qual obterá todas as informações de que necessita..Pode ainda obter o Livre-trânsito Participante no SECRETARIADO DO FANTASPORTO, SITUADO NO PISO 2 DO BATALHA CC, das 14.30  às 19.00 horas, a partir de 23 de FEVEREIRO. 

 FUNCIONAMENTO DO LIVRE-TRÂNSITO PARTICIPANTE 

Todos os livre-trânsitos Participante emitidos pelo Fantasporto dão acesso, no limite dos lugares disponíveis, a todas as sessões realizadas na sala 1 ou sala 2 do Batalha Centro de Cinema. O portador do cartão terá, no entanto, de fazer o levantamento diário (na bilheteira do Batalha, a partir das 13.30  horas) dos bilhetes que deseja para as sessões do dia ou do dia seguinte, mostrando para tal o seu cartão.  Não há lugares reservados em nenhuma das salas. 

LIVRES – TRÂNSITO GUEST, PRESS, JURIES, ORGANIZATION

Os detentores de livre-trânsito têm acesso a todas as sessões do Fantasporto no Batalha CC, em ambas as salas. Terão de levantar os seus bilhetes gratuitamente, para o próprio dia e dia seguinte, no limite dos lugares disponíveis, mostrando o seu cartão, na bilheteira do Batalha CC. A bilheteira está aberta diariamente a partir das 13.30h. 

O Secretariado Fantasporto está aberto no Batalha CC das 14.30 às 19.00

 

s

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights