Fantasporto: as novidades para a edição de 2022
O FantasPorto anunciou a programação da sua 42ª Edição.
Com data de realização marcada de 1 a 10 de Abril, o FantasPorto regressa ao Teatro Rivoli, após o ano passado a pandemia ter obrigado a que o mesmo se tenha realizado no Mercado Ferreira Borges, outro ex-líbris da cidade do Porto.
A Ásia tem grande predominância na seleção deste ano
A 41ª Edição consagrou o japonês “Suicide Forest Village“, de Takashi Shimizu, como o Melhor Filme da Competição de Cinema Fantástico e, em 2022, espera-se que outros filmes do território asiático brilhem de igual modo na principal competição do evento.
Ao todo são sete as obras originárias deste continente que fazem parte da seleção de longas-metragens da competição de cinema fantástico, entre as quais se destaca “The Mole Song “, o mais recente projeto do icónico cineasta nipónico Takashi Miike, uma presença regular no FantasPorto.
Tal como referimos no início, Shimizu levou para casa o prémio de Melhor Filme na edição de 2021 e tentará repetir o feito este ano, já que regressará ao FantasPorto para apresentar “Ox-Head Village” que se espera que seja mais um belo exemplo do estilo J-Horror.
Também Hideki Takeuchi, nome sonante do cinema nipónico, estará presente no Fantas com “Ms Lupin“, a sua mais recente longa metragem que tem como base uma série também criada pelo próprio e que foi buscar inspiração à mítica personagem francesa Arsène Lupin.
Não é só o Japão que representará a Ásia no Fantas, também Taiwan e a China marcarão presença na competição de longas-me”, de Michel Rousseau , filme sci-fi já muito aclamado em vários festivais de cinema que promete ser uma das grandes surpresas do Fantas.tragem de cinema fantástico, sendo de destacar “tragem de cinema fantástico, sendo de destacar “Annular Eclipse“, um thriller sci-fi que demonstra força que o cinema chinês tem vindo a conquistar em produções mais arrojadas.
Também a América do Sul terá forte presença na competição central do Fantas, como aliás já vem sendo hábito, mas é de dois países francófonos que poderão surgir as duas grandes surpresas desta edição do Fantas.
À cabeça destacamos o belga “Duyster“, de Thomas Vanbrabant e Jordi Ostir, um found footage que promete dar um toque de diferença ao terror.
Já de França chega “Vortex, Dawn of the Sovereignty“, de Michel Rousseau , filme sci-fi já muito aclamado em vários festivais de cinema que promete ser uma das grandes surpresas do Fantas.
É claro que os Estados Unidos também tem forte presença nesta secção do Fantas, onde se destaca o regresso de Erik Bloomquist ao certame.
Passamos para a Semana dos Realizadores – Prémio Manuel Oliveira que, nas longas-metragens, é composta por uma seleção ecléctica de oito filmes oriundos da Europa, Ásia e Médio Oriente. E esta seleção inclui obras diferenciadoras como o espanhol “Jacinto” ou o húngaro “Eviction“.
O grande destaque pertence, contudo, a “Escape from Mogadishu“, obra sul-coreana muito aclamada no seu país de origemque nos entrega uma premissa que, de uma forma invulgar mas original, promove uma aproximação entre a Coreia do Sul e do Norte.
O extravagante blockbuster nipónico “Baby Assassins” também será, certamente, um dos filmes de destaque neste Fantas.
A secção Cinema Fantástico é também composta por uma forte variedade de curtas metragens que prometem conferir aquele toque de irreverência a uma seleção já de si dinâmica.
As longas-metragens oriundas da Ásia presentes nas duas secções também competirão pelo prémio de Melhor Filme da Orient Express.
Uma das outras grandes secções do FantasPorto é o Prémio do Cinema Português que, este ano, tem em competição uma longa metragem e sete curta-metragens, sendo de realçar que a longa metragem é “Amelinda“, novo filme de Miguel Gomes que terá a sua estreia nacional neste certame. À margem da competição, o Fantas exibirá “A Praga“, filme de 1980 da autoria de José Mojica Marins, mestre do cinema brasileiro de terror. Falecido em 2020 esta sessão irá homenagear a grande carreira de Mojica e o seu contributo para a sétima arte.
COMPETIÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
FEATURES | LONGAS-METRAGENS
The Mole Song – Takashi Miike (Jap)
Ms Lupin – Hideki Takeuchi (Jap)
Alchemy of the Spirit – Steve Balderson (EUA)
The Exorcism of God – Alejandro Hidalgo (EUA/Mex/Venezuela)
2049: Hedgehog Effect – Chien-Ching Chu (Taiwan)
The Laws of the Universe – The Age of Elohim & Isamu Imakake (Japão)
Annular Eclipse – Zhang Chi (China)
Duyster – Thomas Vanbrabant, Jordi Ostir (Bélgica)
The Unburied / El Cadáver Insepulto – Alejandro Cohen Arazi (Argentina)
Night at the Eagle Inn – Erik Bloomquist (EUA)
SoulPark – Róbert Odegnál, Illés Horváth (Hun)
Entombed – Kjell Hammerø – (Noruega)
Ox-Head Village – Takashi Shimizu (Jap)
The House – Rick Ostermann (Alem)
Vortex, Dawn of the Sovereignty – Michel Rousseau (Fra)
Sometimes in the Dark/A Volte Nel Buio – Carmine Cristallo Scalzi (Ita)
Follow Her – Sylvia Caminer (EUA)
Barbarians – Charles Dorfman (UK)
Chicken of the Mound – Xi Chen (China)
FANTASY SHORTS | CURTAS METRAGENS FANTÁSTICAS
Fledge – Hanni Dombe, Tom Kouris – 15’25’’ (Israel)
Visitors – Kernichi Ugana – 16’21’’ (Japão)
Elena – Biruté Sodeikaité – 13’ (Lituânia/França/Croácia)
Night Breakers – Gabriel Campoy, Guillem Lafoz – 17’ (Esp)
Zmiena– Pierre Renverseau – 13’46 (Fra)
Part Forever – Alan Chung-An Ou – 12’ 33’’ (Taiwan)
Unheimlich – Fabio Colonna – 15’ (México)
Grandpa – Valentine Rolland, Théo Bongiovanni, Hugo Martins, Sophie Ouvrard, Thomas Piot, Nell Molinier – 6’ 46’’ (Fra)
The Flight of Banog – Elvert Bañares – 9’ (Filipinas)
Told You – Cashell Horgan – 9’ (Irlanda)
Tranvia – Carlos Baena – 8’50’’ (Esp)
While we Stayed at Home – Gil Versely -5’ (Israel)
Shiny New World – Jan van Gorkum- 8’43’’ (Países Baixos)
DIRECTORS WEEK | SEMANA DOS REALIZADORES
(MANOEL DE OLIVEIRA AWARD | PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA)
Escape from Mogadishu – Seung-wan Ryoo (Coreia do Sul)
Eviction – Maté Fazekas – (Hungria)
Confession – Yoon Jong-seok (Coreia do Sul)
Baby Assassins – Yûgo Sakamoto (Jap)
Jacinto – Javi Camino (Esp)
Saralish – Yaser Ahmadi & Behrooz Bagheri (Afeganistão/ Irão)
Vladivostok – Anton Bormatov (Rússia)
Broken Blooms – Luisito Lagdameo Ignacio (Filipinas)
PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS | PORTUGUESE FILM AWARD
FEATURES | LONGAS METRAGENS
Amelinda – Miguel Gomes
SHORTS | CURTAS METRAGENS
Refém – Pedro Mira
Skull 2: A Variation or the Wars to Come – Luís Miranda
Jornada de Papel – Emanuel de Oliveira, Maria Ana Marques
Fruta Tocada – Pedro Senna Nunes
Dilúvio – Eduardo Cruz
Atrás da Porta – Tom Freitas, Bruno Acosta, Inês Paredes
Misericórdia – Gonçalo Loureiro
SHORTS | CURTAS METRAGENS
Out Of Competition | Fora De Competição
Meu Castelo, Minha Casa – José Mira
COMPETIÇÃO ORIENT EXPRESS
FEATURES | LONGAS-METRAGENS
Escape from Mogadishu – Seungwan Ryoo (Coreia do Sul)
Confession – Yoon Jongseok (Coreia do Sul)
Baby Assassins – Yûgo Sakamoto (Jap)
Chicken of the Mound – Xi Chen (China)
2049: Hedgehog Effect – Chien-Ching Chu (Taiwan)
The Laws of the Universe – The Age of Elohim – Isamu Imakake (Japão)
Annular Eclipse – Zhang Chi (China)
Ox-Head Village – Takashi Shimizu (Jap)
The Mole Song – Takashi Miike (Jap)
Ms Lupin – Hideki Takeuchi (Jap)
SECÇÕES OFICIAIS NÃO COMPETITIVAS
FEATURES | LONGAS METRAGENS
Riku – Vários (Jap)
SHORT FILMS | CURTAS METRAGENS
Fledge – Hanni Dombe, Tom Kouris (Israel)
Thomas Piot, Nell Molinier (Fra)
Elena – Biruté Sodeikaité (Lituânia/França/Croácia)
FANTASCLASSICS
A Praga – José Mojica Marins 1980 (Brasil) filme inédito | versão restaurada
complementado pela CM A Última Praga de Mojica Marins – Vários Realizadores 2021 (Brasil)
O programa do FantasPorto 2022 está em construção, sendo que podem surgir alterações e outros títulos podem ser adicionados à programação.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.